A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional DF, se junta a um movimento favorável à compra de vacinas contra covid-19 diretamente pelo Governo do Distrito Federal, sem esperar pela política nacional do Ministério da Saúde, e requer mais transparência nos dados que embasaram um novo lockdown como forma de impedir a propagação do novo coronavírus e suas variantes.
Conselheiros da OAB-DF deliberaram pelo ajuizamento de uma ação civil pública com o objetivo de obrigar o GDF a adquirir as vacinas disponíveis no mercado. Mas o presidente da entidade, Délio Lins e Silva Júnior, disse que preferiu tratar o assunto a princípio com diálogo. Aguarda uma resposta em até 48 horas.
Em ofício dirigido ao governador Ibaneis Rocha (MDB), Délio Lins e Silva Júnior, e o diretor tesoureiro da OAB-DF, Paulo Maurício Braz Siqueira, pedem a divulgação dos estudos que justificam os três decretos publicados na última sexta-feira (26/02) com medidas restritivas de fechamento de atividades econômicas e algumas excepcionalidades, como igrejas e templos.
Também pedem a publicização do plano de contingência da pandemia e o de vacinação, com detalhamento das medidas que o GDF pretende realizar e os respectivos prazos, a quantidade de leitos de UTI disponíveis e a descrição das ampliações previstas.
No ofício, os dirigentes da OAB-DF recomendam que a Secretaria de Saúde do DF exerça o poder de compra das vacinas à disposição no mercado, para que seja disponibilizada à população do DF de forma imediata, independentemente das ações do governo federal.
Délio ressalta: “As notícias sobre o plano nacional
de vacinação não são nada animadoras, tendo sido divulgado que o Presidente da República tem se recusado a comprar vacinas já autorizadas, especialmente as da Pfizer, única até o momento autorizada de forma definitiva no país, que segundo notícias está com cem milhões de vacinas reservadas para o Brasil apenas aguardando que o governo exerça o direito de compra”.
O governador Ibaneis Rocha disse que não leu o ofício e trata a iniciativa como uma ação de adversários. Ex-presidente da OAB-DF, Ibaneis apoiou grupo de oposição a Délio nas últimas eleições.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…