Coluna Eixo Capital publicada em 14 de fevereiro de 2025
A polêmica em torno da morte de Juscelino Kubitschek voltou a ser debatida com o anúncio de que a investigação sobre o que aconteceu na Via Dutra, naquele 22 de agosto de 1976, pode ser retomado pelo governo Lula. Presidente do Memorial JK, Anna Christina Kubitschek Pereira, neta do fundador de Brasília, conversou com as irmãs Júlia e Alejandra Kubitschek. Elas concluíram que a medida é positiva porque algum fato novo pode surgir para dirimir dúvidas sobre as duas versões: fatalidade ou atentado praticado na ditadura militar? Anna Christina, inclusive, vai se colocar à disposição para ajudar na investigação, com informações e documentos mantidos no Memorial JK.
Secretário particular acredita em atentado
Secretário particular de JK, Serafim Jardim, presidente da Casa de Juscelino, museu instalado na residência onde o ex-presidente foi criado até a adolescência, em Diamantina, luta desde 1976 para provar a tese. Ele é autor do livro Juscelino Kubitschek, onde está a verdade? e sempre acreditou que houve uma sabotagem que resultou no acidente.
Arrecadação recorde possibilita tarifa zero aos domingos e feriados
O secretário de Economia, Ney Ferraz, explica o que motivou o governo a adotar a tarifa zero nos ônibus do DF, nos domingos e feriados. “Essa é, principalmente, uma medida social, que beneficia a população mais carente. A equipe econômica do GDF tem trabalhado nessa determinação do governador Ibaneis: melhorar a vida das pessoas, dando-lhes mais qualidade de vida. No ano passado, a arrecadação bateu recorde e passou dos R$ 24 bilhões — recursos essenciais para viabilizar políticas públicas. Vejam também que, há 6 anos, a tarifa de ônibus não teve qualquer reajuste”.
Emendas impositivas na Câmara Legislativa
Parada na Câmara Legislativa desde 2023, a discussão sobre emendas impositivas ressurgiu no Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT). Autora do Projeto de Emenda à Lei Orgânica, que propõe copiar o legislativo federal e também tornar as emendas distritais impositivas, a deputada Paula Belmonte (Cidadania) reacendeu a polêmica. Ao representar a Câmara Legislativa como segunda vice-presidente da Casa, em audiência pública para falar sobre transparência nas emendas, a distrital reforçou que o projeto que apresentou tem apoio do presidente da Câmara, Wellington Luiz (MDB). A deputada afirmou que a proposta vai tornar todo o processo de liberação de emendas mais transparente. “Estamos aqui para construir com vocês, do Ministério Público, o aprimoramento desse projeto”, reforçou a parlamentar.
Sob nova liderança
O deputado distrital Roosevelt Vilela é o novo líder do PL na Câmara Legislativa. Vai representar a bancada bolsonarista, integrada também pelos deputados Joaquim Roriz Neto e Thiago Manzoni.
53 anos bem comemorados
Depois do sambão popular na noite de terça-feira, no Clube do Choro, Ricardo Cappelli (PSB), presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), reuniu integrantes da cúpula do governo Lula, como o vice-presidente Geraldo Alckmin, ministros e parlamentares, para celebrar ontem o aniversário de 53 anos. O evento foi realizado numa casa no Setor de Mansões Dom Bosco, no Lago Sul.
Aliados na festa
Além de ministros do governo Lula e do STJ, como o corregedor nacional de Justiça, Mauro Campbell, passaram pela festa de Ricardo Cappelli potenciais aliados na disputa de 2026, como o presidente do Iphan, Leandro Grass, a senadora Leila Barros (PDT-DF), o presidente do PT-DF, Jacy Afonso, a deputada federal Érika Kokay (PT-DF), o ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB), o ex-superintendente regional do Sebrae Valdir Oliveira (PSB) e o deputado distrital Gabriel Magno (PT).
Só papos
“A partir de 1º de março, ônibus e metrô serão gratuitos aos domingos e feriados. Essa medida vai beneficiar quem mais precisa, impulsionar o comércio, o turismo e garantir mais acesso ao lazer. Vamos trabalhar para que, no futuro, o transporte público do Distrito Federal seja, integralmente, gratuito para toda a população”
Governador Ibaneis Rocha (MDB)
“GDF anunciou que o DF vai ter tarifa zero, aos domingos e feriados, a partir de março. É momento de comemorar, mas sobretudo, precisamos ficar atentos para que esse teste do governo não se torne uma ‘desculpa’ para falar que o modelo é inviável”
Deputado distrital Max Maciel (PSol), presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade da Câmara Legislativa