O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou, nesta quarta-feira (5/2), que não é possível atender o desafio lançado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, de zerar o valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis. Segundo ele, os cofres locais não suportam abrir mão dessa receita.
O desafio proposto por Jair Bolsonaro, também nesta quarta-feira, seria para reduzir os preços dos combustíveis. O presidente afirmou que zeraria os impostos federais sobre o produto se os estados deixassem de cobrar o ICMS. “Eu zero federal, se eles zerarem o ICMS. Está feito o desafio aqui agora. Eu zero o federal hoje, eles zeram o ICMS. Se topar, eu aceito”, disse a jornalistas.
“O problema é que os governos, não só do Bolsonaro, mas dos ex-presidentes da República, já zeraram os cofres dos estados. Todos os estados da Federação e o Distrito Federal estão quebrados e ele tem consciência disso”, rebateu Ibaneis. “Eu preferia tratar esse assunto com quem entende de economia, que é o ministro Paulo Guedes. Não com o presidente Bolsonaro que não entende”, completou.
Segundo o chefe do Executivo local, o DF não tem dinheiro suficiente para uma medida assim. “Eu não tenho fábrica de dinheiro. Quem tem a máquina de dinheiro é ele. É matemática, não tem o que ser feito. Não adianta a gente querer fazer política quando a situação é matemática”, afirmou.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…