Na Europa, vice-governador do DF busca investidores e divulga projetos de PPP

Compartilhe

Atrair empresas não poluentes, especialmente da área de tecnologia da informação, estreitar laços com agências financiadoras de projetos e divulgar as propostas de PPP de Brasília. Essas foram algumas das missões do vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto, durante passagem pela Europa. A viagem oficial inclui passagens pela Alemanha, pela Suécia e por Portugal. Outro enfoque da missão foi a busca de investimentos para iniciativas que ajudem a transformar Brasília em uma cidade inteligente. A viagem de 12 dias começou no último dia 24 e será finalizada com uma visita a Lisboa.

Na Alemanha, Paco teve reuniões com representantes de duas importantes corporações alemãs: a Siemens e a Deutsche Bahn, empresa do ramo de transporte. Segundo o vice-governador, as empresas demonstraram interesse em consolidar investimentos em Brasília. Em Berlim, o vice-governador se reuniu com o embaixador brasileiro na Alemanha, Roberto Jaguaribe, e com funcionários da área econômica.

Paco relatou a meta do GDF de ampliar a atividade econômica e reduzir a dependência do setor público. “Queremos mostrar o potencial do Distrito Federal, que era praticamente desconhecido no exterior. Nossa meta é que empresas dinâmicas, nas áreas da TI e outras não-poluentes, venham para nosso território para gerar empregos e prosperidade”, disse Paco Britto. “Vamos estreitar laços com agências de países europeus que financiam projetos”, acrescentou.
Na Suécia, Paco Britto se reuniu com o embaixador do Brasil em Estocolmo, Nelson Antonio Tabajara. O vice-governador se comprometeu a estimular a participação de empresários brasilienses na semana da inovação e cooperação Brasil-Suecia, que a Embaixada organizará em outubro.

Ainda em Estocolmo, o representante do Buriti se reuniu com Staffan Imgvarrsson, presidente da Stockholm Business Region, a agência de promoção do desenvolvimento empresarial da capital sueca. Imgvarrsson apresentou os planos de transformar Estocolmo na mais inteligente cidade do mundo até 2040. Paco Britto apresentou ao presidente da agência um documento com a apresentação dos principais projetos do GDF na área de PPPs. O vice-governador propôs uma visita do executivo a Brasília ainda em 2019.

Outra novidade importante foi um acordo firmado entre a empresa sueca Tannak International e a brasiliense Levertech. As duas firmas acertaram um memorando de entendimentos para instalação no Distrito Federal de um núcleo de internet das coisas (IOT), envolvendo outras empresas e instituições, principalmente da área acadêmica.

Helena Mader

Repórter do Correio desde 2004. Estudou jornalismo na UnB e na Université Stendhal Grenoble III, na França, e tem especialização em Novas Mídias pelo Uniceub.

Posts recentes

  • Eixo Capital

Ricardo Peres decide apoiar Cleber Lopes na candidatura para presidência da OAB-DF

Por Ana Maria Campos — O advogado Ricardo Peres, do grupo do governador Ibaneis Rocha…

2 dias atrás
  • Eixo Capital

“GenZ cresce em meio a um mundo de incertezas”, diz COO da Nice House

Por Ana Maria Campos - À queima-roupa - Willian Amaral, fundador e COO da Nice…

3 dias atrás
  • Eixo Capital

Leany Lemos tem nova missão de ajudar na campanha de Tábata Amaral

Por Ana Maria Campos — Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão dos governos de Rodrigo Rollemberg…

3 dias atrás
  • Eixo Capital
  • GDF

Sociedade quer mais mulheres no Superior Tribunal de Justiça

Por Ana Dubeux — Vinte e três coletivos e associações representativas da sociedade civil e…

4 dias atrás
  • Eixo Capital

Cristiane Damasceno anuncia saída do grupo do presidente da OAB-DF

Por Ana Maria Campos — Os aliados do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil…

1 semana atrás
  • Eixo Capital

Poder de investigação do MP em debate no STF

Por Ana Maria Campos — Mais uma vez o tema será apreciado pelo Supremo Tribunal Federal…

1 semana atrás