As imagens acima mostram como é importante o trabalho dos órgãos de controle no combate aos desvios de recursos, improbidade administrativa e corrupção. Uma multa cobrada do senador cassado Luiz Estevão pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep) mudou a realidade das crianças que frequentam o Centro de Ensino Ponte Alta de Baixo, no Gama.
A escola inaugurou a quadra poliesportiva e a pista de atletismo construídas com recursos de multa aplicada em condenação em processos de improbidade administrativa. O valor também foi usado para a cobertura da área interna da escola. O colégio que funciona há 40 anos recebe 240 alunos da educação infantil ao 9º ano e os estudantes nunca tiveram espaço adequado para praticar esportes. Vários desenhos feitos pelas crianças emocionaram os promotores de Justiça. Os alunos agradecem o Ministério Público pela iniciativa.
Em tempos de política para ampliar a arrecadação, a Secretaria de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão tem bolado algumas estratégias para receber mais rapidamente os impostos devidos. Desde abril, por exemplo, está mais prático calcular e pagar o imposto de herança e doação, como é conhecido o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD). Não é mais necessário comparecer a uma agência da Receita, abrir um processo e aguardar sua tramitação, o que poderia levar até 90 dias. O contribuinte pode emitir o boleto de pagamento pela internet. Para isso, basta acessar o portal ww.receita.fazenda.df.gov.br, preencher a declaração eletrônica e um sistema desenvolvido pela secretaria calcula automaticamente o valor do imposto e gera o boleto de pagamento.
Durou pouco a passagem do jornalista Paulo Fona pelo governo Bolsonaro. Nomeado na semana passada para o cargo de secretário de Imprensa da Presidência da República, o ex-secretário de Comunicação do governo Rollemberg foi comunicado ontem de que estaria fora. Bolsonaro considerou o passado de Fona como ex-militante do PT. Fona trabalhou em vários veículos de comunicação e em governos de diferentes partidos. Além de Rollemberg, Fona trabalhou com Joaquim Roriz (então no MDB), com Yeda Crusius (PSDB) e Ronaldo Caiado (DEM).
Adversários nas duas últimas eleições para o comando da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior e Juliano Costa Couto se uniram para entregar a carteira da ordem ao novo advogado da cidade Gustavo Costa Couto. Filho do ex-presidente da OAB-DF, o jovem advogado passou no exame e já está advogando. A caçula de Juliano, Manuela, quem sabe um dia siga os mesmos passos, também participou da festa.
A Secretaria de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão adotou também estratégia de mercado para “lembrar” os contribuintes de que a parcela do IPTU está para vencer. Antes mesmo do prazo estabelecido para pagamento, o órgão envia e-mail informando que a data está chegando. Esta é uma forma educada de cobrança.
O que estamos vendo é uma escalada autoritária, que começa exatamente assim, com o uso político das polícias. Vamos enfrentar essa prática e fazer este embate em todas as frentes, judicial, midiática, política, até a verdade prevalecer.
Presidente do PT, Gleisi Hoffmann
A Gleisi se supera, sério! Gleisi diz que PT vai processar Moro por áudio do PCC. Um bandido (PT) falando de outro bandido (PCC)… É tipo novela mexicana rsrs
Deputado estadual Fernando Franscischini (PSL-PR)
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…