O Ministério Público Federal denunciou o procurador da República Ângelo Goulart Villela e o advogado Willer Tomaz de Souza. Eles estão presos preventivamente desde 18 de maio, por determinação do ministro do STF Edson Fachin. A inicial foi elaborada pela Procuradoria Regional da República da 3ª Região, em São Paulo, e o processo vai tramitar no Tribunal Regional Federal (TRF3), na mesma cidade. O MPF em São Paulo pediu o envio dos autos à Procuradoria da República no Distrito Federal, para apuração dos fatos relacionados ao advogado Juliano Costa Couto, presidente da OAB-DF.
O procurador é acusado de corrupção passiva, violação de sigilo funcional qualificada e obstrução à investigação de organização criminosa. Segundo as investigações, ele teria sido cooptado pelo advogado Willer Tomaz, para atuar em defesa dos interesses da JBS. O objetivo do grupo, de acordo com a denúncia, era atrapalhar as investigações da Operação Greenfield. Os fatos vieram à tona graças à delação premiada do empresário Joesley Batista. Segundo o MPF, além das delações, “também foram feitas apurações por meio de ação controlada autorizada pelo ministro Edson Fachin”.
Joesley Batista e seu advogado Francisco de Assis e Silva, que também fez delação, deixaram de ser denunciados graças ao acordo firmado com o MP. A Procuradoria pediu ainda o envio da cópia integral dos autos à Presidência do Tribunal Regional Federal (TRF1) e à Procuradoria Regional da República na 1ª Região, “para que sejam adotadas as providências cabíveis em relação aos fatos relacionados ao juiz federal Ricardo Leite”. O magistrado é citado por Willer Tomaz, que mencionou em uma conversa ter muita proximidade com o juiz federal.
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) À…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…