MPDFT realiza o seminário “Ministério Público e Políticas Públicas: Diálogo e Inovação 2025”

Compartilhe

ANA MARIA CAMPOS/Eixo Capital

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) realiza, na próxima terça-feira , o seminário “Ministério Público e Políticas Públicas: Diálogo e Inovação 2025”.

Em sua segunda edição, o evento busca consolidar o MPDFT como uma instituição comprometida com o fortalecimento das políticas públicas no Distrito Federal.

Promovida pela Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC), sob a coordenação do procurador de Justiça José Eduardo Sabo Paes, a iniciativa vai reunir integrantes do MPDFT, representantes do Poder Público, acadêmicos, especialistas, organizações da sociedade civil e demais interessados na temática.

Para Sabo, a presença de diferentes atores é essencial para garantir a pluralidade de ideias e fomentar soluções mais eficazes. “Queremos não apenas celebrar as conquistas alcançadas, mas também estimular o diálogo e a colaboração entre os diversos setores envolvidos, visando o aprimoramento contínuo de nossas ações e o fortalecimento das políticas públicas no DF”, afirma.

Casos práticos

No debate para o público interno, que será realizado pela manhã, serão apresentados casos práticos de atuação resolutiva do Ministério Público em políticas públicas, como o programa de aluguel social, o termo de ajustamento de conduta com a Codhab, o encerramento do lixão da Estrutural e a situação dos catadores informais, o limite de cargos comissionados sem vínculo nas administrações regionais, o acompanhamento da execução orçamentária da saúde, o programa de pessoas desaparecidas e a atuação da Promotoria de Infância e Juventude em Saúde Mental.

O evento para o público externo, à tarde, terá oficinas e mesas de debate que contarão com mediadores da instituição, gestores públicos, pesquisadores e representantes da sociedade civil. Entre os temas em discussão estão: publicidade em espaços públicos, políticas públicas sob a ótica do MROSC (Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil), mudanças climáticas, saúde da mulher em situação de violência e família acolhedora.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Publicado por
Ana Maria Campos
Tags: José Eduardo Sabo Paes Ministério Público e Políticas Públicas: Diálogo e Inovação 2025” Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC)

Posts recentes

  • CB.Poder

Corrupção evidente no caso Master/BRB

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Na visão de criminalistas, o simples fato de Paulo Henrique Costa…

5 horas atrás
  • CB.Poder

O fator Ciro Nogueira nas eleições

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL A mais recente fase da Operação Compliance Zero, deflagrada nesta quinta-feira…

5 horas atrás
  • CB.Poder

Ministério da Fazenda volta a debater uso e redução do Fundo Constitucional do DF

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL As propostas de mudanças nos cálculos de reajuste do Fundo Constitucional…

2 dias atrás
  • CB.Poder
  • Coluna Brasília-DF

Tempos nada republicanos

Texto de Carlos Alexandre de Souza nesse sábado (2/5) — O fracasso da indicação de…

5 dias atrás
  • CB.Poder

China pode virar samba-enredo no carnaval do Rio

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Uma delegação de jornalistas brasileiros, integrada pelos diretores da ABI, Moacyr…

1 semana atrás
  • CB.Poder

Podemos quer Mayara Noronha candidata a deputada federal

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Ao participar, ontem (29/04), de um encontro do Podemos, o ex-governador…

1 semana atrás