MPDFT realiza o seminário “Ministério Público e Políticas Públicas: Diálogo e Inovação 2025”

Compartilhe

ANA MARIA CAMPOS/Eixo Capital

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) realiza, na próxima terça-feira , o seminário “Ministério Público e Políticas Públicas: Diálogo e Inovação 2025”.

Em sua segunda edição, o evento busca consolidar o MPDFT como uma instituição comprometida com o fortalecimento das políticas públicas no Distrito Federal.

Promovida pela Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC), sob a coordenação do procurador de Justiça José Eduardo Sabo Paes, a iniciativa vai reunir integrantes do MPDFT, representantes do Poder Público, acadêmicos, especialistas, organizações da sociedade civil e demais interessados na temática.

Para Sabo, a presença de diferentes atores é essencial para garantir a pluralidade de ideias e fomentar soluções mais eficazes. “Queremos não apenas celebrar as conquistas alcançadas, mas também estimular o diálogo e a colaboração entre os diversos setores envolvidos, visando o aprimoramento contínuo de nossas ações e o fortalecimento das políticas públicas no DF”, afirma.

Casos práticos

No debate para o público interno, que será realizado pela manhã, serão apresentados casos práticos de atuação resolutiva do Ministério Público em políticas públicas, como o programa de aluguel social, o termo de ajustamento de conduta com a Codhab, o encerramento do lixão da Estrutural e a situação dos catadores informais, o limite de cargos comissionados sem vínculo nas administrações regionais, o acompanhamento da execução orçamentária da saúde, o programa de pessoas desaparecidas e a atuação da Promotoria de Infância e Juventude em Saúde Mental.

O evento para o público externo, à tarde, terá oficinas e mesas de debate que contarão com mediadores da instituição, gestores públicos, pesquisadores e representantes da sociedade civil. Entre os temas em discussão estão: publicidade em espaços públicos, políticas públicas sob a ótica do MROSC (Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil), mudanças climáticas, saúde da mulher em situação de violência e família acolhedora.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Publicado por
Ana Maria Campos
Tags: José Eduardo Sabo Paes Ministério Público e Políticas Públicas: Diálogo e Inovação 2025” Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC)

Posts recentes

  • CB.Poder

PSB prepara festa para oficializar filiação de Cristovam

ANA MARIA CAMPOS O PSB prepara uma festa para receber o ex-senador Cristovam Buarque que…

1 dia atrás
  • CB.Poder

Abadia vai se filiar ao PSD de Arruda e Paulo Octávio

ANA MARIA CAMPOS A ex-governadora Maria de Lourdes Abadia deixa o PSDB e se filia…

1 dia atrás
  • CB.Poder

Cristovam se filia ao PSB e vai para as eleições com Cappelli

ANA MARIA CAMPOS O ex-senador Cristovam Buarque se filiou ao PSB nesta tarde (24/03). Ele…

1 dia atrás
  • CB.Poder
  • Eixo Capital

STF e CNJ determinam abertura de investigação para identificar e punir quem praticou racismo contra juiz

A pedido da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal…

4 dias atrás
  • CB.Poder

Extração de ouro volta ao debate

*Coluna Brasília-DF por Carlos Alexandre de Souza, com Eduarda Esposito As regras para a extração…

4 dias atrás
  • CB.Poder

Conselheiro do CNJ é alvo de agressão racista brutal em evento jurídico virtual

ANA MARIA CAMPOS O juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios…

4 dias atrás