Por Ana Maria Campos – Uma investigação do Núcleo de Investigação e Controle Externo da Atividade Policial do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) levantou várias situações de uso indevido de viaturas oficiais pela Polícia Civil do Distrito Federal em deslocamentos particulares, inclusive em finais de semana e feriados. O material foi encaminhado ao Ministério Público de Contas para compartilhamento de apurações. As investigações indicaram a ocorrência de servidores autuados em flagrante pelo crime de embriaguez ao volante, ao conduzirem viaturas descaracterizadas da PCDF; servidores que teriam se envolvido em acidente de trânsito, ao conduzir viatura oficial da PCDF, transportando como passageira a namorada; servidor que utilizou viatura em atividades desvinculadas da prestação do serviço policial; e servidor que se utilizou indevidamente da viatura policial ao transportar esposa e filha, além de desobedecer ordem dos policiais que o pararam em ponto de bloqueio, gerando perseguição, sendo, posteriormente, parado e conduzido à delegacia de polícia, onde foi autuado por direção perigosa.
Segundo a representação do Ncap, eventual desvio de finalidade na utilização de recursos públicos, ou seja, de combustível e uso das viaturas da Polícia Civil do DF, pode provocar ações judiciais. “Além de causar dano ao erário, impacta diretamente na qualidade e na eficiência do serviço a ser prestado à população, o que pode ensejar a responsabilização administrativa, cível e criminal dos policiais envolvidos e dos ocupantes dos cargos de gestão da Polícia Civil, inclusive por omissão”, afirmam os promotores de Justiça Natália Magalhães Wanderlei e Márcio Wagner Vieira Albuquerque, do Ncap, na representação.
Para melhorar o controle do uso de viaturas, o Ncap encaminhou à Polícia Civil uma recomendação para que a corporação adote o GPS para o monitoramento do uso e o registro da localização das viaturas da instituição. Relatório de Auditoria Operacional do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) realizada para avaliar a gestão da frota de veículos da PCDF apontou também a possibilidade de monitoramento do uso das viaturas por intermédio dos rádios digitais com tecnologia Tetra, sendo necessário o aporte de investimentos em equipamentos, softwares e a formalização de contratos de manutenção. A adoção do rastreamento por GPS nas viaturas já foi objeto de decisão por parte do TCDF. A PCDF tem até 30 dias, a contar do recebimento da recomendação, para informar o MPDFT sobre a adoção das medidas.
Segundo o Ncap, forças de segurança de São Paulo, de Goiás, de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, além da Polícia Federal, já adotaram o GPS nas viaturas. Além disso, a Polícia Militar do DF dispõe de monitoramento por meio do rastreamento, via GPS, em todas as viaturas da frota, inclusive as empregadas no policiamento oculto e nas atividades de inteligência, utilizando-se de rádios de comunicação com tecnologia digital Tetra, tanto nos portáteis quanto nos instalados nos veículos.
……………………………..…….
Presidente da CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa, o deputado Chico Vigilante (PT) acredita que o depoimento do major José Eduardo Natale, que aparece em vídeo dando água para os invasores no Palácio do Planalto, foi “esclarecedor”. “Não houve sabotagem por parte do major e nem qualquer facilitação aos golpistas”, afirma o petista. O militar disse que forneceu água para aliviar a tensão dos agressores.
Kokay: “Parem de nos matar”
A deputada federal Érika Kokay (PT-DF) lamentou ontem a ocorrência de mais um feminicídio ocorrido no Distrito Federal neste ano. Algo que não pode ser banalizado. “A violência de gênero atinge os mais diversos corpos e encontra nas mulheres em situação de rua uma repercussão e um repúdio quase nulos na sociedade. Precisamos dar visibilidade à existência dessas mulheres, muitas delas em situação de rua justamente para fugir da violência de seus maridos. Enfrentar o machismo e a misoginia, em todas as suas faces, é tarefa básica de um país que se almeja democrático. Nós não aguentamos mais. Parem de nos matar!”, afirmou.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) iniciou ontem o chamamento público para seleção de projetos de arquitetura e engenharia que precisam de investimentos para a preservação do Patrimônio Cultural brasileiro. O programa é parte do Novo PAC, lançado pelo presidente Lula. Serão selecionados 100 projetos para ações de restauro, conservação e promoção de bens culturais brasileiros. As inscrições vão até 10 de novembro de 2023.
“Israel, a única democracia no Oriente médio, covardemente atacada por um grupo terrorista, o mesmo que parabenizou Lula pela sua eleição no Brasil. Como Embaixadora da Paz na Terra Santa, registro meu total repúdio a esses ataques e meu apoio a Israel. Vamos rezar pelas vítimas, civis e militares, homens, mulheres e crianças, cujas vidas foram ceifadas por essa barbárie”
Deputada Bia Kicis (PL-DF)
“Tenho uma trajetória de apoio e solidariedade à luta do Povo Palestino e em defesa do seu território e reafirmo aqui esse compromisso histórico. Lamento profundamente a morte de civis e me solidarizo com todas as famílias das centenas de vítimas que perderam as vidas. A ocupação prolongada dos territórios palestinos e a incapacidade das fóruns internacionais em fazer cumprir as resoluções da ONU são o pano de fundo para compreendermos esse novo capítulo de um processo de violências e privações que jamais poderiam ter sido toleradas”
Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…