O procurador-geral do Ministério Público de Contas do DF, Marcos Felipe Pinheiro Lima, protocolou uma representação com pedido de que o governador Ibaneis Rocha (MDB) apresente esclarecimentos a respeito da nomeação da primeira-dama, Mayara Noronha de Albuquerque Rocha, como secretária de Desenvolvimento Social do DF.
Para o procurador-geral, o Tribunal de Contas do DF deve avaliar a legalidade da nomeação por considerar que há indícios de violação dos princípios constitucionais da impessoalidade e da moralidade devido à relação próxima entre Ibaneis e Mayara. “É possível perceber a influência familiar na destinação do referido cargo público, indicando o favorecimento de pessoa que detém relação direta com a autoridade nomeante, o que pode denotar, inclusive, conflito entre o interesse público e o privado”, afirmou Marcos Felipe.
Na representação, o procurador-geral ressalta que a jurisprudência em vigor não considera nepotismo a nomeação de parentes em cargos de natureza política, como é o caso de secretarias de Estado, desde que e não se configurem hipóteses de fraude à lei ou com ausência evidente de qualificação técnica ou de idoneidade moral para o desempenho da função pública.
O processo será distribuído à unidade técnica do Tribunal de Contas do DF e acompanhado por um conselheiro-relator.
Ibaneis afirma que está bem seguro da legalidade da nomeação da mulher, Mayara Noronha, que é advogada.
Segundo o governador, há jurisprudência no STF que respalda o caso e cita, como exemplo, um processo que teve a relatoria do ministro Alexandre de Moraes. Ele afasta a hipótese de nepotismo para situações de nomeação para cargos de natureza política.
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) À…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…