Coluna Eixo Capital, publicada em 25 de dezembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino)
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e o Instituto Sou da Paz firmaram um acordo inédito, com duração de um ano, destinado a aprimorar a análise de inquéritos policiais de homicídios consumados no DF. Assinado pelo procurador-geral de Justiça do MPDFT, Georges Moreira Seigneur, o acordo tem como objetivo desenvolver uma ferramenta de inteligência artificial (IA) para automatizar a coleta e o processamento de informações.
À coluna, o promotor Raoni Maciel destacou que a parceria fortalece o trabalho do Ministério Público, permitindo uma interface sincronizada com o sistema “Venum”, utilizado pelo órgão desde 2019. “Consideramos muito importantes as parcerias com o terceiro setor, e esse acordo visa desenvolver uma ferramenta inédita de inteligência artificial para automatizar a coleta de dados que alimentam nosso sistema”, explicou.
O sistema Venum já classifica ocorrências por tipo de crime, local de registro e arma utilizada, além de identificar flagrantes. No entanto, a plataforma é alimentada de forma manual pelos técnicos do MPDFT. Com a integração das novas tecnologias, a ideia é garantir dados ainda mais precisos e confiáveis para as investigações criminais.
Integrantes do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas do DF (Sindical) ingressaram com um pedido de liminar para suspender descontos realizados nos contracheques dos servidores. Segundo a entidade, em dezembro de 2023, os funcionários receberam a remuneração referente às férias de janeiro de 2024. Contudo, em outubro deste ano, foram informados de que o valor recebido estava acima do devido e que a diferença deveria ser devolvida.
O juiz Roque Fabrício Antônio de Oliveira Viel negou o pedido antes do recesso forense. Ele argumentou que a solicitação do sindicato baseava-se em uma lei declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado determinou que o caso aguarde manifestação da Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF) e da presidência da Câmara Legislativa antes de ser apreciado novamente. O desdobramento deve ocorrer após o recesso, a partir de 22 de janeiro.
O Governo do Distrito Federal (GDF) deu mais um passo rumo à expansão do Metrô-DF. Na última semana, foi publicado no Diário Oficial (DODF) um aviso de licitação para contratar serviços especializados na elaboração de estudos de viabilidade para a implantação da Linha 2. O projeto prevê ligar as regiões administrativas do Gama, Santa Maria, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Cruzeiro à Rodoviária do Plano Piloto e à Esplanada dos Ministérios.
Nos últimos dois anos, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) identificou uma economia de R$ 1,5 bilhão para os cofres públicos na análise de licitações do Governo do Distrito Federal (GDF). Com o uso de novas tecnologias e metodologias, mais de 300 processos de licitação foram revisados, abrangendo R$ 19 bilhões em editais. As auditorias também incluíram o monitoramento de renúncias fiscais, com foco em garantir que incentivos e isenções tributárias atendam a objetivos claros e sejam executados com transparência.
Sob a gestão da Secretaria-Geral de Controle Externo, liderada pelo auditor Marcelo Bálbio, a Corte priorizou revisões detalhadas de contratos e editais para identificar irregularidades e corrigir falhas. A expectativa é que essas ações continuem nos próximos anos, com a posse do decano Manoel de Andrade como novo presidente do órgão, a partir de 2025.
A Diretoria de Prerrogativas da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) divulgou um relatório destacando as ações realizadas nos últimos três anos para proteger os direitos dos advogados. Segundo o documento, os órgãos ligados ao Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP), à Procuradoria-Geral de Prerrogativas e à Comissão de Prerrogativas promoveram 23.859 iniciativas no período.
Entre os destaques, estão 2.883 atendimentos urgentes realizados pela central de plantão 24 horas, a análise de 3.464 e-mails referentes à justificativa de ausência de advogados no sistema penitenciário e o acompanhamento de 67 operações policiais. É o encerramento do mandato de Délio Lins e Silva Júnior à frente da Ordem.
O presidente em exercício da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Daniel Beltrammi, anunciou a nomeação da enfermeira e professora da Universidade de Brasília (UnB), Fátima de Sousa, como nova superintendente do Hospital Universitário de Brasília (HUB).
Fátima, que já foi candidata à reitoria da UnB, assumirá o cargo a partir de 2 de janeiro de 2025. Ela ocupará a função da atual superintendente Elza Noronha. Certificado como hospital de ensino desde 2005, o HUB funciona como um importante campo de prática para estudantes de graduação e de pós-graduação, por meio de estágios e programas de residência médica e multiprofissional.
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de dezembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 22 de dezembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) À…
Coluna Eixo Capital, publicada em 22 de dezembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de dezembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital publicada em 20 de dezembro de 2024, por Ana Maria Campos Em…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de dezembro de 2024, por Ana Maria Campos Ao…