Movimento de passageiros em voos internacionais cresce 28% no aeroporto de Brasília

Publicado em Notícias

Coluna Eixo Capital, publicada em 17 de outubro de 2024, por Ana Maria Campos 

O Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek recebeu, entre janeiro e setembro deste ano, 523 mil passageiros em voos internacionais. Segundo dados da Inframerica, administradora do aeroporto do DF, o número é 28,3% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando a capital teve 407 mil passageiros de voos oriundos de outros países. O aumento do movimento decorre da ampliação do número de voos internacionais e sem conexão, como forma de fomentar o turismo da capital. Atualmente, há nove destinos que já saem do DF sem conexões: Lisboa, Cidade do Panamá, Miami, Orlando, Buenos Aires, Lima e Santiago. A partir de dezembro e fevereiro, também será possível embarcar para Cancún, no México, e para Bogotá, na Colômbia, sem escalas. E o GDF está negociando mais voos internacionais direto de Brasília com algumas companhias aéreas estrangeiras. “A abertura desses voos representa um crescimento para Brasília, permitindo que a capital do país seja não apenas um ponto de partida, mas também de chegada para visitantes, impulsionando a economia da cidade. Para continuarmos posicionando Brasília entre os principais destinos do mundo, é essencial essa integração e cooperação entre países, governos e empresários, todos com o mesmo objetivo: atrair mais turistas para a cidade”, afirma o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.

Mercado internacional ao alcance dos empresários locais

O secretário de Relações Internacionais, Paco Britto, comemorou o sucesso da primeira edição do DF para o Mundo, evento realizado em parceria com a Apex Brasil que reuniu mais de 300 empresários do DF em busca de informações sobre o mercado internacional. O evento, que aconteceu na terça-feira, atraiu dezenas de parceiros, que montaram estandes e ministraram palestras para os empreendedores que sonham em exportar seus produtos e serviços e verem suas empresas crescerem. Durante o evento, a Secretaria de Relações Internacionais, Fibra-DF e Apex assinaram um Memorando de Entendimento focado em habilitar empresas para que se tornem exportadoras. “Brasília não é apenas o centro do poder, nós temos indústria, um comércio pujante, uma agricultura forte e mais de 65% dos empresários com o sonho de se tornarem exportadores. Cabe a nós qualificar essas empresas e mostrar os caminhos para que isso aconteça”, destacou Paco Britto.

Everardo Gueiros lança chapa Coragem para Mudar

A chapa Coragem para Mudar, que tem Everardo Gueiros, o Vevé, e Rute Raquel como candidatos à presidência e à vice-presidência da Seccional do Distrito Federal da OAB-DF, foi lançada ontem no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Ele já está em campanha há meses, mas agora é para valer.

Poli reúne apoiadores para abertura da campanha

Da mesma forma, Paulo Maurício Siqueira, o Poli, também fez uma festa para lançamento de sua candidatura. Foi no Cota Mil. O evento da chapa OAB para Todos reuniu apoiadores numa festa tomada pela cor laranja.

Cléber anuncia sua vice

A advogada e professora Gisele Reis será a vice na chapa liderada por Cléber Lopes para a disputa à presidência da OAB-DF. Com mais de 20 anos de experiência, Gisele é conhecida por uma atuação que une o direito à comunicação e ao magistério. Gisele Reis é consultora jurídica da Rádio e TV Justiça, com especialização na área criminal, incluindo o Tribunal do Júri e os tribunais superiores. Desde o início da pré-campanha, Cléber dizia que queria ter como vice uma mulher negra.

Paridade

Todas as chapas anunciadas para a disputa à OAB-DF são formadas por um homem e uma mulher, como presidente e vice, ou vice-versa. Everardo Gueiros tem a seu lado a advogada Rute Raquel. Paulo Maurício Siqueira, o Poli, concorre tendo como parceira Roberta Queiroz e Cléber Lopes anunciou ontem Gisele Reis. Cristiane Damasceno escolheu o advogado Alexandre Queiroz e Karolyne Guimarães vai registrar como vice o advogado Antônio Gomes, procurador de Justiça aposentado.

Feira “Audote um Amigo”

Neste domingo, o Parque da Cidade vai se transformar em oportunidade para animais resgatados encontrarem uma família. O deputado distrital Daniel Donizet (MDB) promove a feira “Audote um Amigo”, onde dezenas de cães e gatos vítimas de abandono e maus-tratos estarão à espera de um lar responsável. Os pets disponíveis, de todas as idades e sem raça definida, foram resgatados das ruas e agora aguardam por famílias que lhes proporcionem amor e cuidado. Além das adoções, o evento também será uma oportunidade para que a comunidade contribua diretamente com a causa animal. Doações de cobertores, roupinhas, ração para cães e gatos, medicamentos e materiais de limpeza serão aceitas e destinadas aos animais em situação de vulnerabilidade. A feira será realizada no estacionamento 10 do Parque da Cidade.

Fim da discriminação no elevador de serviço

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa aprovou projeto de lei que veda a diferenciação de elevadores sociais e de serviços nos prédios públicos e privados do DF. O descumprimento pode acarretar em advertência e multa de R$ 5 mil, segundo a proposta de autoria do deputado distrital Max Maciel (PSol). “Espaços que dividem grupos de modo discriminatório reforçam a continuidade de práticas segregacionistas e escravocratas no Brasil. Assim como o ‘quarto de empregada’, a divisão entre ‘elevador de serviço’ e ‘elevador social’ atesta o preconceito nas relações sociais, especialmente de cunho classista, racial e profissional”, afirma o distrital.