Eixo Capital. Montagem postada por hacker no perfil de Anderson Torres no Facebook — Reprodução

Moraes manda Facebook cancelar o perfil do ex-ministro Anderson Torres

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, publicada em 13 de julho de 2024, por Ana Maria Campos

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou ao Facebook que cancele a conta do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Torres. O pedido foi feito pelo próprio ex-integrante do governo Bolsonaro que teve o perfil hackeado e no lugar de suas fotos foram publicadas imagens em que Torres aparece vestido de médico. Segundo a defesa dele, a última postagem idônea ocorreu em 31 de dezembro de 2022, com uma mensagem de despedida do cargo no Ministério da Justiça e Segurança. Na ocasião, oito dias antes da invasão da Praça dos Três Poderes, Torres postou uma foto com o então chefe, Jair Bolsonaro. Ao liberá-lo da prisão em maio, Moraes determinou que ele ficasse longe das redes sociais.

Montagem postada por hacker no perfil de Anderson Torres no Facebook — Reprodução

Restrições mantidas

Na mesma decisão, Alexandre de Moraes rejeitou pedido da defesa de Anderson Torres para flexibilização das medidas restritivas determinadas quando a prisão do ex-ministro foi revogada. Anderson Torres foi liberado com tornozeleira eletrônica, está proibido de deixar o país, precisou entregar o passaporte e anular os anteriores e deve se apresentar semanalmente à Vara de Execuções Penais do DF, sempre às segundas-feiras. Torres foi denunciado pela suposta participação dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Decidida

A governadora em exercício Celina Leão (PP) deixou claro em entrevista concedida ontem ao CB.Poder, programa do Correio em parceria com a TV Brasília, que seu projeto para 2026 é no Distrito Federal. Encerra, assim, a esperança de adversários de que ela estará em projeto nacional, deixando caminho aberto para outras candidaturas ao Palácio do Buriti com apoio do governador Ibaneis Rocha (MDB).

Celina garante que Ibaneis concorrerá ao Senado

Na política, não existe espaço aberto. Com esse entendimento, segundo Celina Leão, surgiram possíveis candidatura na base governista ao Senado, depois das especulações de que o governador Ibaneis Rocha (MDB) não concorreria a nenhum cargo nas próximas eleições. Segundo Celina, Ibaneis vai, sim, disputar o Senado.

Eletrificação de ônibus públicos

A adoção de ônibus elétricos no Sistema de Transporte Público Coletivo será um dos temas a serem debatidos no Encontro Nacional de Controle Externo em Mobilidade Urbana (Encemob). O evento será realizado pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), entre 29 de julho e 1º de agosto, e conta com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB).

Bombeiros do DF encerram missão no RS

A última equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) que atuava em benefício das vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul retornou a Brasília. Seis militares regressaram na última quinta-feira. Durante as duas últimas semanas, os bombeiros agiram em colaboração com o Ibama para implementar operações de resgate da fauna e da flora afetadas pela tragédia. Durante a participação do Corpo de Bombeiros do DF, foram realizados 284 voos com drones nas ações de mapeamento da área afetada. Nas operações, foram resgatados 1.319 animais silvestres, 116 animais domésticos, além da distribuição de mais de três toneladas de insumos veterinários como vacinas, medicamentos e ração aos mais de 10 mil pets que estão em abrigos. Ao todo, desde o início da missão humanitária do Distrito Federal no Rio Grande do Sul, 53 bombeiros militares do DF trabalharam nos municípios mais atingidos pelas enchentes em abril deste ano.

Terracap reduz juros para imóveis

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) reduziu pela metade a taxa de juros para aquisição de imóveis a partir do próximo edital de licitação. Com a novidade, as taxas baixaram de 0,4% a.m. para 0,2% a.m. para compra de imóveis residenciais unifamiliares em licitação. Já para os imóveis comerciais, industriais e institucionais, a taxa caiu de 0,5% a.m. para 0,25% a.m. A medida vale a partir do edital de licitação do dia 31 deste mês e é válida até o edital de fevereiro de 2025.

Só Papos

“No Brasil, nunca será fácil uma pré-campanha da nossa oposição. Continuamos no objetivo de legitimamente mudar para melhor a cidade do Rio de Janeiro”

Alexandre Ramagem (PL-RJ), pré-candidato a prefeito do Rio de Janeiro

“Não é de hoje que temos motivos de sobra para desconfiar de como o bolsonarismo se utilizava dos serviços de inteligência. (…) Está no DNA político de quem defende a ditadura militar”

Érika Kokay (PT-DF), deputada federal