ALEXANDRE DE PAULA
O candidato do PT ao GDF, Júlio Miragaya, participou, na manhã desta quarta-feira (29/8), de audiência pública sobre os três anos do Plano Distrital de Educação, promovido pelo Sindicato dos Professores (Sinpro-DF). O evento ocorreu no plenário da Câmara Legislativa.
O economista prometeu inaugurar 70 creches, caso seja eleito. Para ele, a falta de universalização na pré-escola é um dos problemas mais graves do DF na área. “Precisamos focar nisso e ver a creche também como um direito da criança”, explicou.
Miragaya criticou a qualidade da educação de níveis fundamental e médio em Brasília. “Embora esse seja um problema nacional, temos professores qualificados, com bom nível. A qualidade do nosso ensino está aquém do que poderia ser”, disse.
O ensino superior público é outra área que precisa ser priorizada, segundo o candidato. “A UnB não consegue suprir a demanda de todo o DF.” Ele acredita que a criação de uma universidade pública do DF pode ser uma das soluções, mas evita prometer a abertura da instituição. “É prematuro dizer isso sem fazermos as devidas análises. Essa é uma questão que nós vamos estudar”, ponderou.
O distrital Wasny de Roure e o professor da UnB Marcelo Neves também participaram da audiência. Os dois tentam, nestas eleições, uma cadeira no Senado pelo PT.