A Vara de Execuções Penais apura uma denúncia de que o empresário Luiz Estevão, preso no Centro de Detenção Provisória da Papuda, teria benesses na cadeia, como visitas de advogados em horários diferenciados, em relação a outros detentos.
“Entre as alegações feitas por servidores, consta que advogados estariam adentrando o CDP em horários especiais, bem como estariam levando com eles documentos referentes às empresas de que o sentenciado é proprietário em quantidade tão intensa que estariam monopolizando a assessoria jurídica da unidade”, justificou a juíza Leila Cury, em decisão proferida na semana passada. Ela pediu informações ao CDP, além de cópia da movimentação da entrada e saída dos advogados de Estevão desde que ele entrou na Papuda.
Desde que foi levado a uma solitária por infrações disciplinares, em janeiro, Luiz Estevão perdeu o direito ao trabalho interno – o que ajudaria a reduzir o tempo atrás das grades. Ele entrou com recurso contra a decisão do CDP de desclassificá-lo para receber esse benefício, mas o TJ o manteve afastado do trabalho na Papuda. Como faltam vagas para as atividades laborais dentro do presídio, cabe à direção definir quem terá direito a trabalhar. O bom comportamento é um dos critérios para ter direito à medida e a infração de Estevão foi classificada como grave. A suspensão é por tempo indeterminado.
Preso há quase 15 meses, Luiz Estevão anda com saudades dos holofotes. Tanto que pediu autorização para a entrada de uma equipe de televisão dentro da Papuda. Ele será entrevistado pelo jornalista Roberto Cabrini, do canal SBT, para um “documentário jornalístico cujo tema será a trajetória do interno”. A Vara de Execuções Penais liberou Estevão para a entrevista, mas os cinegrafistas não poderão em nenhuma hipótese filmar as estruturas do CDP e a cela do empresário. A conversa ocorrerá em uma sala da unidade, em data que ainda será marcada.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…