Madrinhas dos jovens pelo mundo

Publicado em Eixo Capital

Texto de Ana Maria Campos publicado neste domingo (1°/6) — Por meio do programa Pontes para o Mundo, a Secretaria de Educação do DF vai levar 100 estudantes do segundo ano do ensino médio para uma temporada de 13 a 16 semanas no Reino Unido. Todas as despesas serão pagas pelo GDF e uma bolsa mensal. A intenção do governo é ampliar para outros países em 2026. Para ser selecionado, o estudante precisa ter boas notas e proficiência em inglês. A vice-governadora Celina Leão (PP) disse à secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, que gostaria de levar os meninos, na faixa de 16 anos, que estarão realizando um sonho. Hélvia pretende ir no fim da temporada para trazê-los de volta.

Policiais na reserva vão atuar na expansão das escolas cívico-militares

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou ontem que pretende levar os militares da reserva para compor as escolas cívico-militares, que serão expandidas. “Vamos conseguir recursos para ampliar as nossas escolas cívico-militares, que são um verdadeiro sucesso. Vamos colocar a experiência dos policiais da reserva em favor das nossas crianças”, acrescentou.

Na lista

Vitima de discriminação e racismo em episódio recente, Vera Lúcia de Santana Araújo, ministra substituta do TSE integra lista tríplice para vaga de ministra titular na Corte. Também estão no páreo Estela Aranha, advogada e ex-secretária de Direitos Digitais do Ministério da Justiça, e Cristina Maria Gama Neves da Silva, desembargadora eleitoral substituta do TRE-DF.

No rastro

Se o advogado Francisco Caputo, o Kiko, decidir disputar um mandato parlamentar, estará seguindo o caminho que outros presidentes da OAB-DF fizeram, como Ibaneis Rocha, que se elegeu governador, e Maurício Corrêa, ex-senador e ex-ministro da Justiça.

Vaga garantida

No meio politico, a aposta é de que, se o senador Izalci Lucas (PL-DF) decidir concorrer à reeleição, dificilmente o partido de Jair Bolsonaro vai negar a legenda. Mas o apoio real do ex-presidente pode ser para quem oferecer mais ajuda e mais votos para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), como o governador Ibaneis Rocha (MDB).

Dobradinha

O ex-senador José Antonio Reguffe tem feito dobradinha com o advogado Everardo Gueiros. Os dois estão no Solidariedade. Reguffe, caso concorra a um mandato de deputado federal, pode ajudar a eleger Gueiros se repetir a perfomance nas urnas das eleições que disputou.

Mandou bem

Como parte das festividades do aniversário de 55 anos da Catedral Metropolitana de Brasília, o GDF assinou um acordo de cooperação com a Arquidiocese de Brasília para garantir a conservação contínua do templo, um reconhecimento da importância histórica, cultural, turística e religiosa de um dos marcos arquitetônicos mais emblemáticos de Brasília.

Mandou mal

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi alvo de misoginia e completo desrespeito por um grupo de senadores durante participação em audiência na Comissária de Infraestrutura do Senado. Foi um ultraje. É correto discordar e debater, mas nunca tentar impor a opinião numa tentativa de impor um jogo de poder e superioridade.

Enquanto isso… Na sala de Justiça

O STF deverá analisar na próxima quinta-feira liminar do ministro André Mendonça que suspendeu lei do Rio de Janeiro que obrigava as companhias aéreas a fornecer transporte gratuito de animais de suporte emocional ou de serviço em voos de rotas nacionais que tenham como origem ou destino o estado.