Por Ana Dubeux — Ceilândia estava agitada ontem, às vésperas de receber o presidente Lula. Muitos militantes e ativistas da causa negra buscavam convites para participar da cerimônia. O motivo: um pacote de políticas públicas com diferentes tipos de ações de 18 ministérios e investimento de mais de R$ 600 milhões, que será lançado, hoje, na mais pulsante cidade do Distrito Federal. O foco é reduzir vulnerabilidades que afetam de maneira desproporcional a vida e o viver das pessoas pretas.
——-
Quarentena nas eleições de 2026
O senador Marcelo Castro (MDB-PI) apresentou, ontem, o relatório que trata da reforma eleitoral. A exigência de uma quarentena para integrantes de determinadas carreiras de Estado é uma das propostas têm impacto considerável na realidade política do DF. Pelo texto proveniente da Câmara, magistrados, membros do Ministério Público, militares e policiais deverão se afastar do cargo quatro anos antes do pleito. Seria uma maneira de disciplinar o corporativismo que costuma marcar essas candidaturas.
Basta dizer que o deputado Alberto Fraga (PL), coronel da reserva da PMDF, preside a comissão de Segurança Pública da Câmara. Ele integra, ainda, a bancada da bala, uma das mais poderosas do Congresso. Outra candidata de peso no cenário político brasiliense, Bia Kicis (PL) também é egressa de carreira de Estado. Procuradora aposentada, conquistou o segundo mandato com 214 mil votos, sendo a mais votada em 2022. Marcelo Castro identificou que o Senado e a Câmara entenderam que carreiras de Estado são “incompatíveis com a atividade política”. A mudança valeria a partir de 2026.
——-
Senado debate desafios da era digital
O Senado realiza de 25 a 27 de março, o Seminário Internacional Democracia e Novas Tecnologias: desafios da era digital com a participação de importantes estudiosos do assunto, do Brasil e de outros países. O evento é uma das ações comemorativas dos 200 anos do Senado. O sociólogo e professor espanhol Manuel Castells é um dos conferencistas. Ele fará a aula magna, logo após a abertura, pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
“A Política na Sociedade Digital” é o tema da conferência, com moderação do senador Rogério de Carvalho (PT-SE). “A ideia é ampliar a participação de especialistas e da população, além de identificar caminhos para os desafios diante da inteligência artificial, da regulação das plataformas digitais e da desinformação”, observa a consultora Luana Lund, da comissão científica do seminário.
——-
Mulheres militares em missões de paz
O Comando de Operações Terrestres e a Rede Brasileira de Operações de Paz realizam, hoje (21), no Quartel-General do Exército, em Brasília, o seminário “Peacekeepers brasileiras: destaques do Brasil na implementação da agenda sobre mulheres, paz e segurança”.
O evento contará com painéis de mulheres militares brasileiras que atuam em operações de paz das Nações Unidas. Entre elas, a tenente-coronel Renata de Castro Monteiro Netto conta sua experiência como observadora militar no Sudão do Sul.
Atualmente, o Brasil conta com 10 mulheres em operações de paz, distribuídas no Saara Ocidental, na República Democrática do Congo, no Sudão do Sul e na República Centro Africana. O emprego dessas militares em campo segue agenda da ONU para promover o aumento gradual do efetivo feminino por parte dos países participantes no envio de militares.
——-
SBPC apoia Nísia Trindade
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência defende o trabalho admirável da ministra na recomposição do Ministério da Saúde, que, segundo a entidade, foi devastado pela política negacionista do governo anterior. “Por conseguinte, a SBPC conclama todos os defensores da saúde e da vida humana a juntarem seus esforços e somarem suas vozes na defesa de uma recomposição das condições básicas de cuidado com os seres humanos de todas as idades em nosso país”, destaca nota.
——-
Festa para Brasília
Os preparativos para o aniversário de Brasília começaram. A Secretaria de Turismo do DF promoverá shows pela cidade para celebrar a capital. A programação conta com apresentação de Zé Vaqueiro no Taguaparque, em 14 de abril; e Xandy Avião animará o público na Torre de TV no dia 21. A contratação é feita pelo Ministério do Turismo via Sesc Nacional. Além disso, o Bike Camp, na Torre Digital, contará com shows de Biquini Cavadão e Jorge Aragão. Os eventos terão entrada gratuita.