Leonardo Cavalcanti
Nas redes sociais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ultrapassou o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) em relação ao grau de influência. A mudança de posições ocorreu entre os meses de maio e junho, quando foi verificado um aumento no número de posts e conteúdos de campanha em favor da libertação do petista.
Em junho, 18 nomes com algum potencial de se tornar presidenciável foram monitorados pelo FSBinfluência. Ao todo, eles postaram 5.175 conteúdos, que, segundo os responsáveis pelo levantamento, representa um volume 18,1% menor em relação ao número total de publicações realizadas em maio. De tudo o que foi postado em junho, 52% foram publicados no Facebook e 48,0%, no Twitter.
O terceiro lugar ficou com Manuela D’Ávila (PCdoB), que subiu três posições em relação a maio, em virtude da repercussão de sua participação no Programa Roda Viva, da TV Cultura. Dessa vez, o lanterna em influência nas redes foi o também ex-presidente Fernando Collor (PTC). Confira o quadro completo abaixo:
Candidato
1 Lula
2 Bolsonaro
3 Manuela D’Ávila
4 João Amoêdo
5 Álvaro Dias
6 Marina Silva
7 Flávio Rocha
8 Guilherme Boulos
9 Jaques Wagner
10 Geraldo Alckmin
11 Henrique Meirelles
12 Ciro Gomes
13 Rodrigo Maia
14 Fernando Haddad
15 Paulo Rabello Castro
16 Guilherme Afif
17 Aldo Rebelo
18 Fernando Collor