Por Ana Dubeux – O presidente Lula enviou ontem ao Congresso Nacional a Medida Provisória que institui a poupança de incentivo à permanência e conclusão escolar para estudantes do ensino médio. O texto foi publicado hoje no Diário Oficial da União. A Lei determina um repasse mensal para jovens de baixa renda regularmente matriculados no ensino médio na rede pública de ensino e pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único, com prioridade àquelas que tenham renda per capta de até R$ 218. A secretária de Educação do Distrito Federal, Helvia Paranaguá, disse ao Correio que o DF vai aderir ao programa assim que a MP for publicada.
“As condicionalidades são interessantes e, de fato, um incentivo para que o estudante continue na escola e a gente diminua a evasão escolar”, diz. Para ter acesso à poupança, será preciso comprovar frequência escolar, aprovação ao final do ano letivo e matrícula na série subsequente, nos casos de o estudante estar no primeiro ou segundo anos, além da participação nos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para aqueles matriculados no terceiro ano. Os beneficiários poderão utilizar a poupança como desejarem. Para isso, cada estudante deverá abrir uma conta em seu próprio nome, com representação ou assistência dos responsáveis, caso seja necessário. O valor do depósito mensal feito pelo governo e as regras para saque, incluindo a periodicidade em que poderão ser realizados, serão definidos em regulamentação posterior.
Emicida, rapper e escritor, vai compartilhar como sua trajetória de estudante impactou no sucesso pessoal e profissional. Já o cantor Criolo, acompanhado da mãe, Dona Vilani, que é professora, discutirá o papel do educador para o desenvolvimento intelectual e humano dentro da sala de aula. O rapper MV Bill e a atual presidente da Central Única de Favelas (CUFA), Kalyne Lima, por sua vez, vão detalhar como projetos sociais fazem a diferença na educação no Brasil. Nessa atmosfera, o Sebrae comemora, hoje, 10 anos do Programa Nacional de Educação Empreendedora, em evento em Brasília. Além de professores, estudantes e especialistas da área, Emicida, MV Bill e Criolo serão convidados especiais. O evento pode ser acompanhado pelo público geral pelo YouTube do Sebrae. Para assistir a transmissão ao vivo, é necessário se inscrever no www.pnee10anos.com.br.
O poeta Souza Prudente lança, hoje, às 18h30, o livro Poemas e Sonetos para as presentes e futuras gerações”. A solenidade ocorrerá na entrequadra 707/907 Sul, na Academia Brasiliense de Letras e a Associação Nacional de Escritores. Desembargador federal aposentado, agora advogado, Prudente sempre gostou de escrever poesias e está com extensa produção sobre temas da atualidade.
A nova era da diplomacia é o livro que o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, lança amanhã, às 18h, na sede da embaixada,. A apresentação da obra do experiente diplomata ocorre numa data especial para os dois países: O Dia da Amizade Argentina-Brasil. As duas maiores nações da América do Sul têm muito em comum e agora vivem transições decididas pelas urnas, ou seja, é hora do diálogo. O chanceler Mauro Vieira é um dos convidados.
Os dois auditórios onde ocorrerão os eventos no Pavilhão Brasil da COP28, em Dubai, receberam os nomes de Rio Negro e Solimões — remetendo ao Encontro das Águas, um fenômeno que atrai gente de todo o mundo, quando as águas dos rios Negro e Solimões se encontram para formar o rio Amazonas. Uma escolha simbólica no momento em que extremos climáticos estão afetando e secando esses rios. Já as seis salas de reunião do pavilhão — que deve ser visitado por Lula na sexta feira — foram batizadas com os nomes dos biomas brasileiros: 1. Amazônia 2. Cerrado 3. Mata Atlântica 4. Caatinga 5. Pampa 6. Pantanal.
A escritora Conceição Freitas lança hoje, às 20h, no Teatro Sesc Silvio Barbato, no Setor Comercial Sul, o livro Cavaleiro Cantante — História do projeto Remédio Musical, sobre os 15 anos de trajetória do professor, cantor e musicoterapeuta Alan Cruz. A publicação conta a concretização de um sonho, idealizado em 2008, quando o músico começou a cantar, por conta própria, em hospitais, creches e abrigos de idosos do DF.
O GDF vai receber R$ 400 milhões do governo federal para a reforma do Teatro Nacional. Promessa de campanha feita por Lula em encontro com a classe artística do DF, a liberação da verba foi confirmada pelo secretário de Governo, José Humberto Pires. Para evitar que os equipamentos e estruturas se deterioram ainda mais, o GDF quer correr com a reforma. Lá, existem relevos de Athos Bulcão, esculturas de Ceschiatti e de Marianne Perretti, além de jardins de Burle Marx. A pirâmide é uma das obras mais inspiradas de Niemeyer.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…