Por Ana Maria Campos — Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão dos governos de Rodrigo Rollemberg (PSB) no DF, e de Eduardo Leite (PSDB), Leany Lemos está em nova missão. Consultora do Senado, ela deixou no início de abril o Ministério do Planejamento, onde integrava a equipe de Simone Tebet, como secretária nacional de Planejamento, e agora vai ajudar na campanha da deputada federal Tábata Amaral (PSB) à prefeitura de São Paulo. Leany ficará responsável pelo grupo temático sobre finanças públicas e responsabilidade fiscal. No Ministério do Planejamento, ela foi a coordenadora dos trabalhos de elaboração do Plano Plurianual 2024-2027. Da equipe de Rollemberg, ela foi para o governo de Eduardo Leite e atuou como presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Competente e determinada, Leany está acostumada a abraçar novos desafios e topou o convite de Tábata. “Ajudar uma mulher jovem, moderna a alçar novos voos… Acredito muito”, disse Leany à coluna.
Com Alckmin
A deputada Tábata Amaral (PSB) enfrentará uma disputa difícil em São Paulo, tendo como principais adversários o deputado Guilherme Boulos (PSol), que tem o apoio do presidente Lula e do PT, e o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB). Os dois lideram praticamente empatados a disputa, segundo pesquisas de opinião. Mas Tábata dispõe de um importante cabo eleitoral, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).
Compra de equipamentos para obras
As obras no governo Ibaneis estão a todo vapor. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) lançou licitação por registro de preços para aquisição de motoniveladoras, com custo previsto de R$ 23,5 milhões. As propostas serão recebidas em 16 de maio.
Homenagem aos servidores da Câmara
A Câmara Legislativa realizou sessão solene para homenagear os servidores que completaram 30 anos de trabalho até o fim de dezembro do ano passado. Foi uma iniciativa do deputado Pastor Daniel de Castro (PP), que está no primeiro mandato. Na cerimônia, foi exibido um vídeo. Lucimar Oliveira Nascimento, Niedja Maria Freitas da Silva e Inaldo José de Oliveira relembram as dificuldades da construção de um novo poder na capital, os problemas com estrutura, as alegrias da convivência, as lutas por melhorias para a categoria e as vitórias para a sociedade.
Novo ministro do TST
O advogado Antônio Fabrício de Matos Gonçalves foi indicado para a vaga da advocacia do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O ato assinado pelo presidente Lula sai hoje, no Dia Mundial do Trabalho. O advogado mineiro passará por sabatina e pelo plenário do Senado e, se for aprovado, assumirá a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Emmanoel Pereira. O novo magistrado do TST disputou a lista tríplice com os advogados Adriano Costa Avelino, de Alagoas, e Roseline Morais, de Sergipe.
Aliados
O advogado Adriano Avelino tinha o apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Mas Antônio Fabrício de Matos Gonçalves era o nome preferido pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e pelo grupo Prerrogativas.