Justiça nega pedido de sigilo para a Operação Drácon

Compartilhe

A Justiça negou um pedido para decretação de sigilo sobre os processos relacionados à Operação Drácon. O segredo de justiça do caso foi quebrado no mês passado, quando o Ministério Público do Distrito Federal denunciou cinco deputados distritais e ex-servidores da Câmara Legislativa por suposto envolvimento no escândalo de venda de emendas. Acusados haviam pedido ao Conselho Especial a delimitação do sigilo novamente, “exclusivamente aos fatos descritos na denúncia”. Eles também solicitaram que material não usado como prova fosse inutilizado. Distritais reclamam do vazamento de arquivos pessoais sem relação com as investigações, que estavam nos telefones celulares e computadores apreendidos durante a Operação Drácon.

O Ministério Público abriu uma nova frente de investigação, para apurar outros detalhes relacionados ao caso. No pedido apresentado à Justiça, os acusados solicitaram a judicialização dessa nova investigação, com distribuição por prevenção ao mesmo desembargador relator da Drácon, José Divino de Oliveira.

“A medida requerida – sigilo absoluto de todo e qualquer elemento colhido na fase de investigação, em mídia ou qualquer meio, que não tenha pertinência com o escopo da investigação – é inviável de ser cumprida na pratica. Os objetos apreendidos durante o cumprimento das medidas cautelares ainda estão sendo analisados, cujas informações são cruciais para garantir a finalidade do procedimento e o sucesso na elucidação dos fatos nas próximas fases”, argumentou o desembargador José Divino, ao indeferir os novos pedidos dos acusados.

“Em alguns casos, sequer foi elaborado o laudo pericial, em razão da enorme quantidade de material apreendido. O inquérito ainda esta na fase de análise da viabilidade da denúncia, quando sequer foi realizado um exame aprofundado dos elementos colhidos, de maneira que ainda não há como verificar o que interessa à investigação e determinar o descarte do restante”, acrescentou o desembargador.

Helena Mader

Repórter do Correio desde 2004. Estudou jornalismo na UnB e na Université Stendhal Grenoble III, na França, e tem especialização em Novas Mídias pelo Uniceub.

Posts recentes

  • CB.Poder

Catedral Metropolitana será revitalizada e terá nova iluminação

Por Ana Maria Campos — A Cúria da Catedral de Brasília elabora projeto de reforma…

1 dia atrás
  • CB.Poder

Senado debate criação de VLT entre DF e Luziânia (GO)

Por Ana Maria Campos — A Comissão de Infraestrutura do Senado vai promover, na próxima quinta-feira,…

1 dia atrás
  • Eixo Capital

Ricardo Peres decide apoiar Cleber Lopes na candidatura para presidência da OAB-DF

Por Ana Maria Campos — O advogado Ricardo Peres, do grupo do governador Ibaneis Rocha…

5 dias atrás
  • Eixo Capital

“GenZ cresce em meio a um mundo de incertezas”, diz COO da Nice House

Por Ana Maria Campos - À queima-roupa - Willian Amaral, fundador e COO da Nice…

6 dias atrás
  • Eixo Capital

Leany Lemos tem nova missão de ajudar na campanha de Tábata Amaral

Por Ana Maria Campos — Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão dos governos de Rodrigo Rollemberg…

6 dias atrás
  • Eixo Capital
  • GDF

Sociedade quer mais mulheres no Superior Tribunal de Justiça

Por Ana Dubeux — Vinte e três coletivos e associações representativas da sociedade civil e…

7 dias atrás