O desembargador José Divino, relator da Operação Drácon no Tribunal de Justiça do DF, negou novo recurso da deputada Celina Leão (PPS) para retorno à Presidência da Câmara Legislativa.
A decisão foi tomada pelo magistrado ao rejeitar Agravo impetrado pela defesa de Celina, segundo o qual em várias partes do acórdão do julgamento sobre o caso no Conselho Especial do Tribunal de Justiça do DF há referências ao respeito a um prazo máximo de afastamento de 90 dias. A defesa, então, alega que esse período já foi ultrapassado, sem que a denúncia tivesse sido apresentada contra os investigados.
Na decisão, o desembargador José Divino sustenta que não há previsão de prazo máximo para manutenção do afastamento de membros da Mesa Diretora da Câmara Legislativa no entendimento que prevaleceu durante o julgamento.
Dessa forma, conceder o recurso significaria, segundo o desembargador, “afronta à decisão adotada” pelo Conselho Especial. Ele ressalta também que a denúncia da Operação Drácon já foi apresentada.
Os deputados Celina Leão, Raimundo Ribeiro (PPS), Bispo Renato (PR), Júlio César (PRB) e Cristiano Araújo (PSD) foram denunciados por corrupção passiva. Também são alvo da ação o ex-secretário-geral da Mesa Diretora Valério Neves, o ex-secretário-executivo da 3ª Secretaria Alexandre Cerqueira e o ex-diretor do Fundo de Saúde Ricardo Cardoso.
Ao apresentar a denúncia, em 21 de novembro, o Ministério Público do DF pediu também o afastamento dos deputados distritais de seus mandatos na Câmara Legislativa. Esse processo ainda não foi julgado.
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…