Por Ana Maria Campos — A 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) apura crimes de extorsão contra pacientes da Secretaria de Saúde portadores do vírus HIV. O promotor de Justiça Clayton Germano obteve três mandados de busca e apreensão e vai analisar dispositivos eletrônicos e outras provas em endereços residenciais e comerciais no estado de São Paulo. Clayton Germano recomenda às vítimas de crimes de extorsão que não paguem qualquer vantagem (em dinheiro, favores ou outros bens) aos criminosos.
“A extorsão nunca cessa, só aumenta. As vítimas devem guardar provas como mensagens, bilhetes e telefones de contato e procurar o Ministério Público”, explicou. A 2ª Prosus abriu investigação em junho, depois de ser procurada por duas vítimas, pacientes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). As duas pessoas relataram ter sido extorquidas por criminosos, supostamente de posse de seus dados pessoais e de diagnóstico.
—–
Policiais civis convocam assembleia para definir ações em busca da paridade
Policiais civis do DF vão realizar hoje uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) no Estacionamento VI do Parque da Cidade, tendo como principal assunto o avanço das negociações para restabelecer a simetria salarial entre as carreiras da Polícia Civil do DF (PCDF) e da Polícia Federal (PF), uma dupla negociação que ocorre entre os governos distrital e federal. Organizada pelo Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), a assembleia discutirá estratégias de mobilização em torno da reivindicação salarial da categoria, que, segundo os investigadores, não tem avançado de forma satisfatória nas esferas governamentais.
—–
Advogadas se unem pelo fim da violência contra mulheres
A advogada Thais Riedel abriu sua casa na última quinta-feira para um encontro do Movimento Advocacia pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, que reuniu cerca de 250 pessoas para discutir como a advocacia pode enfrentar os altos índices de feminicídio. “Nós, operadoras e operadores do Direito, temos um papel fundamental no enfrentamento à violência contra as mulheres. Além de ter uma ferramenta fantástica, reconhecida pela ONU, que enfrenta o problema da violência contra a mulher de maneira integra, que é a Lei Maria da Penha, nós temos o contato direto com as vítimas e suas famílias. Precisamos estar preparadas, capacitadas, conhecer todo o sistema de proteção e amparo a estas mulheres para que possamos ajuda-las”, destacou Thais Riedel.
O movimento começou no dia em que a Leia Maria da Penha fez 18 anos, em 7 de agosto, e ganhou o apoio da desembargadora aposentada Ana Maria Duarte, que agora está advogando; da Secretária de Justiça e Cidadania do GDF, Marcela Passamani; e da presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica no DF, Leda Bandeira.
> Homenagem a Estefânia Viveiros
Durante o evento, Thais Riedel lembrou a importância das mulheres que a precederam e abriram portas para que, hoje, as advogadas possam lutar por melhores condições de vida para elas e demais mulheres e homenageou Estefânia Viveiros. “Estefânia Viveiros enfrentou todos os desafios para se tornar a primeira e única mulher presidente da OAB-DF. É uma grande amiga e me deu aulas diárias de sororidade quando disputei a eleição da OAB. Merece todas as nossas homenagens”, declarou Thais.
—–
Barroso e a IA
O presidente do STF, Luis Roberto Barroso, lança hoje seu novo livro intitulado Inteligência Artificial, Plataformas Digitais e Democracia. A obra explora o impacto das novas tecnologias nas instituições, no
Judiciário e na democracia. O lançamento será às 18h30, no Soho Brasília, no Pontão do Lago Sul.
—–
Debate de ouvidorias
A Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) promove hoje o I Café com Ouvidores, que ocorrerá a partir das 8h30. O encontro coordenado pela Ouvidora-Geral do TJDFT, desembargadora Maria de Lourdes Abreu, é uma oportunidade para conhecer e discutir as iniciativas das ouvidorias de diversos órgãos e potencializar essa ferramenta de gestão.
—–
Evento aborda avanços e desafios da transformação digital no setor público
A próxima edição do CSC GovTech, maior encontro de soluções digitais para o setor público, será realizada hoje no Museu Nacional da República com transmissão ao vivo no canal do Youtube da Plataforma CSC. Com a presença de 100 palestrantes, entre eles, o empresário Fabiano Carvalho, especialista em transformação digital e CEO da Ikhon, empresa da capital federal, o evento abordará inovação, transformação digital, governança de dados, regulação, internet das coisas (IoT), inteligência artificial (IA) e outros temas relevantes para a administração pública. O objetivo é promover e fomentar a modernização e inovação do setor público.
—–
Monumento em homenagem aos candangos será restaurado
Um dos monumentos mais antigos do Distrito Federal, Solarius, localizado à margem leste da BR-040, na divisa com Goiás, será restaurado. A obra do artista francês Auge Falchi, feita em estrutura de aço com chapas galvanizadas, tem 16 metros de altura e simboliza o movimento migratório dos brasileiros para a capital. Ferramentas como a foice e o facão aparecem na peça como representação do candango desbravando Brasília.
O monumento também é conhecido como “Pioneiros Candangos” e popularmente chamado de “Chifrudo”. O trabalho será realizado pelos alunos do segundo ciclo do RenovaDF, programa de capacitação profissional. A intenção do Governo do Distrito Federal (GDF) é reformar não apenas a obra de arte, mas todo o espaço público ao redor dela. Também será realizado um trabalho de identificação do monumento com informações relevantes sobre o símbolo brasiliense, incluindo o contexto histórico. “Hoje, a maioria das pessoas desconhece a história do Solarius”, afirmou o secretário de Governo, José Humberto Pires.