O juiz Fernando Barbagalo, da 7ª Vara Criminal de Brasília, declarou extinta a punibilidade dos crimes por formação de quadrilha envolvendo 20 pessoas denunciadas na Operação Caixa de Pandora.
A decisão levou em conta parecer do próprio Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), autor da investigação e das ações penais envolvendo o caso, que apontou a prescrição.
Na decisão, Barbagalo considerou também a manifestação dos advogados de acusados, como o empresário Paulo Octávio e o ex-secretário de Planejamento Ricardo Penna.
Entre os beneficiários, estão o ex-governador José Roberto Arruda, o delator da Caixa de Pandora, Durval Barbosa, e o ex-chefe da Casa Civil José Geraldo Maciel.
As ações seguem para julgamento de crimes de corrupção ativa e passiva. No caso de lavagem de dinheiro, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) já havia rejeitado a denúncia do MPDFT.
Segundo o STJ, a denúncia não descreveu as características do crime de lavagem de dinheiro, “em especial a conduta de ocultar ou dissimular a origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores, que teriam sido obtidos ilicitamente, o que caracteriza o constrangimento ilegal”.
A Operação Caixa de Pandora foi deflagrada em novembro de 2009. Portanto, há 13 anos e quatro meses. A ação penal foi ajuizada pela Procuradoria-Geral da República em junho de 2012, quando 38 pessoas foram denunciadas pelos crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e corrupção.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…