5757-39379691 SSPDF/Divulgação

Jogos da integração, e da saúde física e mental na segurança pública

Publicado em Eixo Capital

Por Ana Maria Campos — A última edição das Olimpíadas de Integração da Segurança Pública do DF (Olinsesp) ocorreu em 2012, durante a primeira gestão de Sandro Avelar como titular da pasta. Após 12 anos, de volta ao cargo, Avelar retomou a competição, introduzindo novidades e incluindo a participação de órgãos locais e nacionais, como as polícias penais, Federal, Rodoviária Federal, legislativas, além das forças da capital, polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Detran.

“As polícias têm que se conhecer, se respeitar, saber trabalhar em conjunto, e o esporte proporciona essa aproximação. A iniciativa também visa promover um impacto positivo na saúde física e mental dos nossos servidores, algo de extrema importância no contexto atual. Ao fim, ganha também a sociedade”, afirma. As disputas começaram na última sexta-feira em clima de Olimpíadas de Paris e vão até  30 de agosto.

——

50 anos do Espaço Renato Russo

O Espaço Cultural Renato Russo celebra 50 anos nesta semana, com muita história e uma extensa programação. Desde sua criação, ainda como Teatro Galpão, o espaço localizado no coração da W3 Sul foi palco para importantes nomes nascidos aqui, como Cássia Eller, Hugo Rodas, Alexandre Ribondi e o próprio Renato Russo, com a Legião Urbana, antes de ser conhecido nacionalmente. Desde sexta-feira até o próximo domingo, o Espaço Renato Russo promove o encontro de artistas consagrados e de novos talentos do teatro, música, cinema, dança e artes visuais.

——

Ato falho

Uma cliente ajuizou uma ação contra o Banco BMG, alegando que era fraude do banco o cartão contratado. No entanto, usou o mesmo cartão para pagar os honorários do advogado que entrou com a ação. O banco reuniu as faturas e comprovou toda a utilização. O caso já foi julgado em primeira instância e a decisão mantida no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

“Ao contrário do que afirma a autora, as faturas juntadas aos autos pelo banco apelado revelam que a recorrente não pretendera se utilizar apenas da função de crédito consignado, oferecida pelo banco réu em novembro de 2022, mas também se utilizou do cartão para compras diversas, tais como as enumeradas nos vencimentos de dezembro de 2022 e janeiro de 2023, bem como o pagamento de honorários para o seu procurador na fatura de maio de 2023, tudo a infirmar sua alegação de que fora surpreendida com a contratação do cartão”. O advogado Walter Silveira atuou no caso, representando o BMG.

——

Homenagem dupla: pais advogados

Neste domingo, a coluna parabeniza os pais advogados, nesta data com dois motivos para celebrar. O governador Ibaneis Rocha com os filhos, Caio, João Pedro e Mateus; o presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior, com Paulo; e os pré-candidatos à seccional DF: Cléber Lopes, com Laura e Cleber Filho; Paulo Maurício Siqueira, o Poli, com os gêmeos Roberta e Rafael, que nasceram no dia dos pais em 2008 e completaram ontem 16 anos; e Everardo Gueiros, com Eduarda, Marcela e Beatriz.

——

Meu pai

Peço licença para fazer uma homenagem especial neste domingo ao meu pai, Roberto Mauricio Pires Campos. Para mim, este é o primeiro dia dos pais sem a presença física desse homem incrível. Pioneiro, engenheiro civil, ele veio para Brasília para trabalhar na nova capital, viu as quadras surgirem, os monumentos serem erguidos, as pontes cruzarem o Lago Paranoá. Ele acreditou no sonho de JK e tinha um amor enorme pela cidade. Meu pai… Tenho muito orgulho de ser sua filha.

——

Mandou bem

A atleta brasileira Rebeca Andrade conquistou uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze nas Olimpíadas de Paris e se tornou a maior medalhista olímpica do Brasil. E as mulheres foram as grandes estrelas da competição, com três medalhas de ouro.

——

Mandou mal

Um acidente aéreo em Vinhedo (SP) causou a morte de 62 pessoas, entre 58 passageiros e quatro tripulantes, na tarde de sexta-feira. Ainda não se sabe com precisão o que causou a queda do avião da Voepass que ia de Cascavel para Guarulhos.

——

Enquanto isso… Na Sala de Justiça

Está na pauta da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) desta semana recursos em que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e o promotor de justiça Ricardo Soares contestam decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) que condenou o membro do Ministério Público de Goiás (MPGO) a pagar uma indenização por danos morais ao magistrado.

O ministro ajuizou uma ação por danos morais contra Ricardo Soares devido a declarações feitas pelo promotor em uma entrevista, nas quais o chamou de “o maior laxante do Brasil”, acusou-o de “criar sua própria lei” e insinuou que Mendes estaria envolvido em corrupção. Soares alega que já foram feitas críticas mais severas contra Gilmar Mendes sem que houvesse ação indenizatória, e defende sua ilegitimidade passiva na ação. Por sua vez, Gilmar Mendes recorreu do valor de R$ 10 mil fixado pela decisão, solicitando a majoração para, no mínimo, R$ 50 mil.

——

Só Papos

“Lamentavelmente, tem gente que pensa pequeno, que age pequeno e não enxerga as necessidades do povo brasileiro. (…) em apenas 18 meses, a gente fez quase metade desta obra aqui. Numa demonstração de que eu gosto de trabalhar, e não gosto de jet ski. Eu gosto de trabalhar, e não gosto de motociata”

Presidente Lula

—-

“Eu gostaria muito que o governo federal viesse aqui inaugurar obras federais. Essa lenga-lenga da (BR) 470 e tantas outras obras federais, isso, sim, precisa ter aporte de recursos do governo federal. Agora, inaugurar uma obra que o governo não colocou um centavo, para mim, não tem sentido”

Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL)