Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos
Uma carta da filha Mariana foi um dos motivo para o retorno do ex-deputado Joe Valle para a vida pública, depois de quatro anos dedicados aos orgânicos. Nesse período, ela se engajou na ONG Projeto Dividir, que ajuda a alimentar quem passa fome, e escreveu para o pai que a política pode fazer a diferença na vida das pessoas. Foi também uma carta da filha que tirou Joe, então presidente da Câmara Legislativa, da política na última eleição. Em 2018, Mariana pediu que ele se dedicasse mais à família. “Quem é filho de político acaba compartilhando seu pai ou a sua mãe com a cidade, com Brasília”, diz a filha em postagem nas redes sociais, ao lado da irmã Maria Luiza. “Como ele sempre quis atender à outra família dele que é Brasília, passaram-se os quatro anos e nós olhamos para o cenário de uma forma diferente”, disse. Joe concorre agora ao Senado.
Pedido de ajuda
O presidente do PV-DF, Eduardo Brandão, foi a São Paulo para participar de reunião do conselho político da federação Brasil da Esperança. Em conversa com Lula, Brandão pediu mais apoio para a candidatura de Leandro Grass (PV) ao Palácio do Buriti.
Acordo respeitado
Sobre o encontro com Paulo Octávio, o ex-governador José Roberto Arruda afirmou à coluna: “PO é meu amigo, foi meu vice , mas nossa aliança é com Ibaneis, que tem sido correto com Flávia. E nós com ele. Cumprimos acordo. Só temos um candidato a governador: Ibaneis”. Eles se encontraram no aniversário do conselheiro Manoel de Andrade, do Tribunal de Contas do DF, que reuniu muitos políticos no fim de semana. Arruda, Paulo Octávio, Damares Alves e Celina Leão estavam entre os presentes.
Big Brother
A campanha de Ibaneis Rocha (MDB) está parecendo o Big Brother. Os candidatos vão sendo eliminados, pouco a pouco. Reguffe saiu, Izalci Lucas está a perigo… Quem será o próximo?
Em defesa dos enfermeiros
Enfermeira por formação e ex-diretora da Faculdade de Saúde da UnB, a professora Fátima Sousa fez uma crítica à decisão do ministro Roberto Barroso de suspender a lei aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro que cria o piso salarial da enfermagem. “Não podemos deixar de reconhecer que os profissionais de enfermagem foram verdadeiros heróis durante a pandemia e cruzar os braços diante dessa decisão do Ministro Luís Roberto Barroso”, disse Fátima, que é candidata a deputada federal. O ministro atendeu à Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços (CNSaúde), que defende que o piso de R$ 4.750 é insustentável.
Vice vai com Damares
Candidato a deputado distrital, o vice-governador Paco Britto (Avante) está fazendo campanha com a ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves. Eles gravaram um vídeo juntos em que um pedem voto para o outro.
62 anos de eleições
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) completou ontem 62 anos. A instalação oficial, em Brasília, ocorreu em 6 de setembro de 1960, tendo os desembargadores João Henrique Braune e Marcio Ribeiro como presidente e vice-presidente, respectivamente. Neste mesmo ano, alistaram-se aproximadamente 23 mil eleitores, o que representava 15% da população da nova capital. E já em outubro de 1960, o TRE-DF organizou a sua primeira eleição: a da sucessão do presidente Juscelino Kubitschek.
Homenagens
Ao ser homenageado em Chicago pelo sucesso do trabalho como franqueado da Prudential do Brasil, Ícaro Rollemberg ergueu a bandeira do Distrito Federal. Filho do ex-governador Rodrigo Rollemberg, Ícaro viajou com a noiva Paloma Balboa e a filha Mel para receber mais uma homenagem pelo trabalho desenvolvido no mercado de seguros de vida. A franquia do empresário está entre as de melhores resultados do Brasil e é à número 1 de Brasília. Recentemente ele teve sua foto estampada na Times Square em New York também por uma premiação especial, por estar entre a melhores franquias da empresa no Brasil.