Integrantes da oposição têm trabalhado para consolidar uma coligação com potencial de estremecer os planos de Rodrigo Rollemberg à reeleição. A ideia é unir o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), o ex-secretário de Saúde, Jofran Frejat (PR) e o senador Cristovam Buarque (PPS) em uma chapa majoritária. O grupo também corteja um representante do segmento evangélico e o líder visado é o presidente do PRB, Wanderley Tavares. Os planos ainda são embrionários, mas as conversas avançam a passos largos.
Articulações intensas
Ontem, Cristovam e Frejat conversaram ao telefone sobre projetos para 2018. No último domingo, o senador e Joe se encontraram pessoalmente e tiveram um longo debate sobre os cenários para Brasília. Na semana passada, Jofran Frejat teve reunião com os distritais Chico Leite (Rede), Israel Batista (PV) e Cláudio Abrantes (sem partido), todos ligados a Joe. Entre eles, o consenso é de que a composição seria “a chapa dos sonhos”.
Empecilhos no caminho
Mas há alguns empecilhos à consolidação do grupo. Um deles é o acordo entre Joe Valle e o distrital Chico Leite, que pretende ser candidato ao Senado pela Rede. O partido está dividido entre um eventual apoio ao grupo de Joe e a candidatura à reeleição de Rollemberg. Até agora, a Rede tem sido um importante aliado do governador. Outro ponto questionado é a ligação de Jofran Frejat com os ex-governadores Joaquim Roriz e José Roberto Arruda – o ex-secretário de Saúde é filiado ao PR, mesma legenda de Arruda. Mas como Frejat tem um passado livre de escândalos, os aliados de Joe e Cristovam apostam que não haverá dificuldades em explicar a aliança ao eleitorado.
Direita sem Frejat
Um sinal claro da aproximação de Jofran Frejat com o grupo de Joe e Cristovam foi a ausência do médico em um almoço realizado ontem por representantes da direita. Participaram do encontro os presidentes regionais do PMDB, Tadeu Filippelli; do DEM, Alberto Fraga; do PP, Rôney Nemer; do PSDB, Izalci Lucas; e do PTB, Alírio Neto. Jofran Frejat vinha mantendo conversas com essa frente de oposição a Rollemberg. Mas a boa posição do médico nas pesquisas gerou atritos – isso poderia representar uma pressão para ele encabeçar a chapa, contra a vontade da maioria. Frejat não foi convidado para o encontro de ontem.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…