Joe, Frejat e Cristovam: a chapa dos sonhos da oposição

Compartilhe

Integrantes da oposição têm trabalhado para consolidar uma coligação com potencial de estremecer os planos de Rodrigo Rollemberg à reeleição. A ideia é unir o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), o ex-secretário de Saúde, Jofran Frejat (PR) e o senador Cristovam Buarque (PPS) em uma chapa majoritária. O grupo também corteja um representante do segmento evangélico e o líder visado é o presidente do PRB, Wanderley Tavares. Os planos ainda são embrionários, mas as conversas avançam a passos largos.

Articulações intensas

Ontem, Cristovam e Frejat conversaram ao telefone sobre projetos para 2018. No último domingo, o senador e Joe se encontraram pessoalmente e tiveram um longo debate sobre os cenários para Brasília. Na semana passada, Jofran Frejat teve reunião com os distritais Chico Leite (Rede), Israel Batista (PV) e Cláudio Abrantes (sem partido), todos ligados a Joe. Entre eles, o consenso é de que a composição seria “a chapa dos sonhos”.

Empecilhos no caminho

Mas há alguns empecilhos à consolidação do grupo. Um deles é o acordo entre Joe Valle e o distrital Chico Leite, que pretende ser candidato ao Senado pela Rede. O partido está dividido entre um eventual apoio ao grupo de Joe e a candidatura à reeleição de Rollemberg. Até agora, a Rede tem sido um importante aliado do governador. Outro ponto questionado é a ligação de Jofran Frejat com os ex-governadores Joaquim Roriz e José Roberto Arruda – o ex-secretário de Saúde é filiado ao PR, mesma legenda de Arruda. Mas como Frejat tem um passado livre de escândalos, os aliados de Joe e Cristovam apostam que não haverá dificuldades em explicar a aliança ao eleitorado.

Direita sem Frejat
Um sinal claro da aproximação de Jofran Frejat com o grupo de Joe e Cristovam foi a ausência do médico em um almoço realizado ontem por representantes da direita. Participaram do encontro os presidentes regionais do PMDB, Tadeu Filippelli; do DEM, Alberto Fraga; do PP, Rôney Nemer; do PSDB, Izalci Lucas; e do PTB, Alírio Neto. Jofran Frejat vinha mantendo conversas com essa frente de oposição a Rollemberg. Mas a boa posição do médico nas pesquisas gerou atritos – isso poderia representar uma pressão para ele encabeçar a chapa, contra a vontade da maioria. Frejat não foi convidado para o encontro de ontem.

Helena Mader

Repórter do Correio desde 2004. Estudou jornalismo na UnB e na Université Stendhal Grenoble III, na França, e tem especialização em Novas Mídias pelo Uniceub.

Posts recentes

  • CB.Poder

“Caminho para evitar tráfico de influência no Judiciário é a transparência”

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Diante do debate sobre a conduta de magistrados, a coluna Eixo…

16 horas atrás
  • Eixo Capital

O sarau no apartamento de Odette Ernest Dias

Texto por Ana Dubeux publicado neste domingo (28/12) — Três dias após a morte de Odette…

4 dias atrás
  • Eixo Capital

“Estamos vendo cada vez mais casos de ataques misóginos contra jornalistas”, diz presidente do Instituto Palavra Aberta

Texto por Ana Dubeux publicado neste domingo (28/12) — Os casos recentes de feminicídio e…

4 dias atrás
  • Eixo Capital

Caixa reforça integridade do sistema para garantir apostas na Mega da Virada

Coluna Eixo Capital, publicada em 27 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux A Caixa…

4 dias atrás
  • Eixo Capital

“O código de ética fortalecerá o Supremo”, diz ex-reitor José Geraldo de Sousa Junior

Coluna Eixo Capital, publicada em 27 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux Em meio…

4 dias atrás
  • CB.Poder

Morre um pioneiro: Antônio Lourival Ramos Dias, 93 anos

ANA MARIA CAMPOS O engenheiro civil Antônio Lourival Ramos Dias, 93 anos, morreu na noite…

4 dias atrás