IMG_0272

Jean Lima pede demissão da presidência da EBC

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Jean Lima, deixou o cargo. Ele entregou nesta manhã (04) uma carta com pedido de demissão ao ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Sidônio Palmeira.

 

No documento, ele faz um balanço de sua gestão. Neste período, foi criada a Superintendência de Comunicação Digital e Mídias Sociais, que rapidamente transformou a linguagem e elaborou estratégias eficientes, tornando as redes da EBC líderes em engajamento no governo federal, mesmo sem o uso de verba para impulsionamento de conteúdos.

 

Outra medida importante foi o fortalecimento da comunicação pública, ao separá-la da comunicação estatal/governamental, consolidando a TV Brasil como a quinta emissora em audiência no País e criando um canal específico para divulgar as ações do governo do presidente Lula.

 

Na gestão de Jean Lima, também houve expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública, alcançando todas as capitais e estados. A medida triplicou o número de TVs e quintuplicou o número de rádios, o que proporcionou maior oportunidade de acesso à informação para a população.

 

Jean Lima sucedeu na presidência da EBC o jornalista Hélio Doyle, que chegou na função no início do atual mandato do presidente Lula. Jean foi uma indicação do então secretário de Comunicação, Paulo Pimenta. Desde que Sidônio Palmeira assumiu, havia rumores de que poderia haver uma troca na EBC.

 

Ainda não foi divulgado o nome do sucessor e sucessora de Jean Lima na EBC.

 

Veja a íntegra da carta de demissão:

 

Carta de Renúncia ao cargo de Presidente da Empresa Brasil de Comunicação – EBC

Ministro Sidônio Palmeira, Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República


Prezado Ministro,
Espero que esta mensagem o encontre 
bem.


É com um misto de emoção e gratidão que me dirijo ao senhor para comunicar minha decisão de renunciar a o cargo de Presidente da Empresa Brasil de Comunicação – EBC. Esta escolha é difícil, pois minha trajetória à frente da empresa foi marcada por momentos significativos e desafiadores.


Durante minha gestão, conseguimos importantes avanços para o fortalecimento da comunicação pública, ao separá-la da comunicação estatal/governamental, consolidando a TV Brasil como a quinta emissora em audiência no País.


Expandimos a Rede Nacional de Comunicação Pública, alcançando todas as capitais e estados, triplicando o número de TVs e quintuplicando o número de rádios, o que proporcionou maior oportunidade de acesso à informação para a população.


Retomamos a TV Brasil Internacional, permitindo que brasileiros que vivem no
exterior acompanhem conteúdo voltado para eles, assim como efetivamos a participação social na empresa, garantindo que a voz da sociedade civil fosse ouvida e valorizada nas nossas decisões.

Criamos a Superintendência de Comunicação Digital e Mídias Sociais, que rapidamente transformou a linguagem e elaborou estratégias eficientes, tornando as redes da EBC líderes em engajamento no governo federal, mesmo sem o uso de verba para impulsionamento de conteúdos.


Também fortalecemos o jornalismo público, com exemplos como o “Repórter Brasil Noite”, que registrou audiência superior à média da TV Brasil em 2024.


A Rádio Nacional bateu recorde de audiência, em 2025, e a Rádio MEC, no Rio de Janeiro, se destacou entre as principais emissoras do estado.


A Agência Brasil, por sua vez, ocupou o primeiro lugar entre as agências de notícias mais premiadas do ano de 2024, segundo levantamento realizado e divulgado pelo portal Jornalistas & Cia. É motivo de orgulho o jornalismo público ter este notório reconhecimento.

É com alegria que destaco, ainda, entre outros prêmios conquistados por nossos profissionais nos últimos dois anos, o da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) obtido pelo Sem Censura – reconhecido como o melhor programa da TV brasileira em 2024.


Sinto-me honrado em ter contribuído para o governo do Presidente Lula, um líder que simboliza esperança e justiça social.

Estou confiante de que o projeto político
democrático que ele representa continuará
transformando a vida do povo brasileiro
para melhor.


Com o devido respeito, agradeço ao ex-
ministro Paulo Pimenta pela confiança e pela oportunidade de viver uma  experiência profundamente enriquecedora como dirigente da EBC. Foi uma honra ter feito parte desse processo e estou comprometido em apoiar esta gestão na continuidade dos resultados e avanços conquistados nos últimos 30 meses.


Em especial, agradeço à Diretoria da EBC e a todas as empregadas e empregados.

Sou grato pela cumplicidade, dedicação, pelo aprendizado e pela colaboração de cada um. Juntos, fortalecemos a comunicação pública em nosso País e levamos informação de qualidade e prestação de serviços a muitos brasileiros.


Por fim, agradeço ao senhor, Ministro Sidônio, e a todas e todos da Secretaria de Comunicação Social pela parceria nesses seis meses de trabalho e evolução na comunicação pública. Desejo muito sucesso em seus esforços.

Respeitosamente,
Jean Lima
Presidente da Empresa Brasil de Comunicação