Jaqueline Roriz (PMN) foi a última deputada a escapar da cassação do mandato no plenário da Câmara dos Deputados. Salvou-se por conta do voto secreto. Filmada recebendo dinheiro das mãos de Durval Barbosa, o delator da Operação Caixa de Pandora, a filha do ex-governador Joaquim Roriz estava numa situação crítica, desgastada pelas imagens impactantes. Mas conseguiu se livrar da perda do mandato graças ao escudo do sigilo. O presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), não terá o mesmo privilégio. Desde 2013, o voto é aberto. Os aliados mais próximos fazem o prognóstico: em tempos de Lava-Jato, poucos terão coragem de colocar a cara para defender Cunha. É cassação certa.
Apenas cinco cassados
Em 13 anos de existência, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados pediu a cassação de 18 deputados federais. Apenas cinco foram cassados. Desses três estavam envolvidos no mensalão: José Dirceu (PT-SP), Roberto Jefferson (PTB-RJ) e Pedro Corrêa (PP-PE), além de André Luiz (sem partido-RJ), acusado de extorquir o empresário Carlinhos Cachoeira, e Natan Donadon (sem partido-RO), condenado por peculato. Quatro renunciaram ao mandato, antes da adoção do voto aberto. Depois disso, foram seis. Aliados de Eduardo Cunha garantem que ele não vai renunciar.
Gratidão e desgaste
O deputado Laerte Bessa (PR-DF) foi ontem um dos contundentes defensores de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Ele diz que o presidente afastado prestou um serviço ao país, ao abrir processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Bessa tem uma dívida de gratidão com Cunha que o nomeou relator da PEC da Maioridade Penal. Mas vai pagar com desgaste entre seus eleitores.
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) À…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…