ANA MARIA CAMPOS
Com a denúncia da Operação Falso Negativo, o governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu exonerar o secretário afastado de Saúde, Francisco Araújo Filho. Segundo fontes ouvidas pelo Correio, o ato deve ser publicado na edição desta terça-feira (15/09) do Diário Oficial do DF.
Na última sexta-feira, os promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Procuradoria-geral de Justiça do DF denunciaram Francisco Araújo e outras 14 pessoas, entre integrantes da cúpula da Secretaria de Saúde, servidores e ex-servidores que atuaram na compra de testes para covid-19 e representantes das empresas contratadas.
O secretário de Saúde é apontado como o líder de uma suposta organização criminosa que fraudou e superfaturou testes de covid. Eles foram denunciados pelos crimes de organização criminosa, fraude à licitação e peculato.
Com a exoneração, o processo que tramita no Conselho Especial do Tribunal de Justiça do DF, sob a relatoria do desembargador Humberto Ulhôa, deverá baixar para a primeira instância.