Coluna Eixo Capital publicada em 10 de outubro de 2024, por Ana Maria Campos
O governador Ibaneis Rocha (MDB) deve viajar para Maceió para participar do leilão de gado nelore da empresa do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), a Lira Agropecuária. Não é a primeira vez. No ano passado, Ibaneis e outros políticos, como o senador Ciro Nogueira (PP-PI) e o deputado Elmar Nascimento (União-BA), estiveram no evento. O próprio Ibaneis também promove leilões da raça. O último, no mês passado, foi no Parque de Leilões da Granja do Torto.
MP pede a condenação de ex-deputado distrital
O Ministério Público Eleitoral defendeu, nesta semana, que seja mantida a condenação do ex-deputado distrital José Gomes (foto) pelo crime de coação eleitoral nas eleições de 2018. O parlamentar foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE/DF) a dois anos e quatro meses de prisão, em regime semiaberto, e inelegibilidade pelo prazo de um ano. O recurso do político contra a condenação começou a ser julgado nesta terça-feira pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas acabou suspenso por pedido de vista do ministro Ramos Tavares. O ex-deputado foi eleito em 2018 pelo PSB e depois migrou para o PP.
Provas fartas
O caso tem como pano de fundo a denúncia do MP Eleitoral, de 2018, que apontou a prática de abuso de poder econômico, nas eleições, contra os funcionários da empresa pertencente à família do ex-deputado, a Real JG Serviços Gerais. Segundo a denúncia, o parlamentar e um primo teriam coagido os empregados a se engajarem na campanha e a votarem no então candidato. Caso contrário, seriam demitidos. O vice-procurador-geral Eleitoral, Alexandre Espinosa (foto), reforçou o entendimento manifestado pelo Ministério Público em parecer contrário ao recurso do parlamentar. Segundo ele, todas as provas apresentadas no processo são idôneas e demonstram, por diversas vezes, a coação sofrida pelos funcionários da empresa a votarem no empresário. “As provas são fartas, os depoimentos nos autos são fartos. A materialidade e a autoria estão incontestes, o dolo está comprovado”, frisou Espinosa.
Um presente para Samambaia
O chef Rosario Tessier, que comanda a Trattoria da Rosario, promoverá um almoço para 600 pessoas em comemoração ao aniversário de Samambaia. O chef escolheu uma massa servida em seu restaurante para celebrar a data. O almoço será realizado no dia 25, ao lado da administração regional, logo após o desfile cívico e o corte do bolo. O deputado distrital Joaquim Roriz Neto (PL), que fez o convite ao chef, disse que a ideia inicial era servir a refeição no restaurante comunitário da cidade, inaugurado pelo avô, o ex-governador Joaquim Roriz, em 2001. No entanto, a proposta foi vetada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), responsável pelo espaço.
Eleições OAB: Everardo Gueiros é o primeiro a registrar candidatura
O advogado Everardo Gueiros saiu na frente e foi o primeiro a registrar chapa na disputa à presidência da OAB/DF. O ex-desembargador eleitoral terá Rute Raquel Vieira Braga como vice; Andréa Saboia, como presidente da Caixa de Assistência dos Advogados; Aline Corrêa, como secretária-geral; Rayane Segundo, como secretária adjunta; e Pedro Junior, como tesoureiro. Além de valorizar a participação feminina, Vevé — como é conhecido — fez questão de montar uma chapa na qual toda diretoria atue nas subseções da entidade. Ele também foi o primeiro a aparecer como pré-candidato, mas desde que seu nome passou a ser cotado, adversários questionaram se ele levaria, de fato, até o fim.
Flagrante de crime ambiental
O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, Rafael Prudente (MDB-DF), denunciou ontem a extração ilegal de ouro com o uso de mercúrio, às margens do Rio Teles Pires, no município de Apiacás, que fica no norte do Mato Grosso. O deputado visitou a região na última semana e flagrou cerca de 50 balsas — algumas fixas — com localização aproximada de 1h30min rio abaixo e 1h30min rio acima. De acordo com o parlamentar, que ouviu alguns moradores, os garimpeiros operam na região há aproximadamente três anos. “Rio acima, inclusive, está sendo construído um estaleiro, sem autorização dos órgãos competentes. O aparato edificado para o garimpo é volumoso”, disse Rafael Prudente. O deputado preparou um relatório sobre a denúncia e encaminhou ao Ibama e ao Ministério do Meio Ambiente. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal também serão notificados.
Mais viagens
A vice-governadora Celina Leão (PP) se prepara para viajar novamente. Vai a alguns municípios onde haverá segundo turno, sempre acompanhada da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).
Homenagem ao futebol
Craques nascidos no DF, Endrick, Robert Renan e Kaká receberão, da Câmara Legislativa, o título de Cidadão Benemérito de Brasília. Os deputados distritais aprovaram as homenagens ontem. A honraria é concedida a brasilienses que praticam atos de relevante interesse social. O amor ao futebol uniu deputados de diferentes ideologias. A iniciativa partiu de Max Maciel (PSol), Thiago Manzoni (PL) e Roosevelt Villela (PL).
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…