Coluna Eixo Capital publicada em 10 de outubro de 2024, por Ana Maria Campos
O governador Ibaneis Rocha (MDB) deve viajar para Maceió para participar do leilão de gado nelore da empresa do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), a Lira Agropecuária. Não é a primeira vez. No ano passado, Ibaneis e outros políticos, como o senador Ciro Nogueira (PP-PI) e o deputado Elmar Nascimento (União-BA), estiveram no evento. O próprio Ibaneis também promove leilões da raça. O último, no mês passado, foi no Parque de Leilões da Granja do Torto.
MP pede a condenação de ex-deputado distrital
O Ministério Público Eleitoral defendeu, nesta semana, que seja mantida a condenação do ex-deputado distrital José Gomes (foto) pelo crime de coação eleitoral nas eleições de 2018. O parlamentar foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE/DF) a dois anos e quatro meses de prisão, em regime semiaberto, e inelegibilidade pelo prazo de um ano. O recurso do político contra a condenação começou a ser julgado nesta terça-feira pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas acabou suspenso por pedido de vista do ministro Ramos Tavares. O ex-deputado foi eleito em 2018 pelo PSB e depois migrou para o PP.
Provas fartas
O caso tem como pano de fundo a denúncia do MP Eleitoral, de 2018, que apontou a prática de abuso de poder econômico, nas eleições, contra os funcionários da empresa pertencente à família do ex-deputado, a Real JG Serviços Gerais. Segundo a denúncia, o parlamentar e um primo teriam coagido os empregados a se engajarem na campanha e a votarem no então candidato. Caso contrário, seriam demitidos. O vice-procurador-geral Eleitoral, Alexandre Espinosa (foto), reforçou o entendimento manifestado pelo Ministério Público em parecer contrário ao recurso do parlamentar. Segundo ele, todas as provas apresentadas no processo são idôneas e demonstram, por diversas vezes, a coação sofrida pelos funcionários da empresa a votarem no empresário. “As provas são fartas, os depoimentos nos autos são fartos. A materialidade e a autoria estão incontestes, o dolo está comprovado”, frisou Espinosa.
Um presente para Samambaia
O chef Rosario Tessier, que comanda a Trattoria da Rosario, promoverá um almoço para 600 pessoas em comemoração ao aniversário de Samambaia. O chef escolheu uma massa servida em seu restaurante para celebrar a data. O almoço será realizado no dia 25, ao lado da administração regional, logo após o desfile cívico e o corte do bolo. O deputado distrital Joaquim Roriz Neto (PL), que fez o convite ao chef, disse que a ideia inicial era servir a refeição no restaurante comunitário da cidade, inaugurado pelo avô, o ex-governador Joaquim Roriz, em 2001. No entanto, a proposta foi vetada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), responsável pelo espaço.
Eleições OAB: Everardo Gueiros é o primeiro a registrar candidatura
O advogado Everardo Gueiros saiu na frente e foi o primeiro a registrar chapa na disputa à presidência da OAB/DF. O ex-desembargador eleitoral terá Rute Raquel Vieira Braga como vice; Andréa Saboia, como presidente da Caixa de Assistência dos Advogados; Aline Corrêa, como secretária-geral; Rayane Segundo, como secretária adjunta; e Pedro Junior, como tesoureiro. Além de valorizar a participação feminina, Vevé — como é conhecido — fez questão de montar uma chapa na qual toda diretoria atue nas subseções da entidade. Ele também foi o primeiro a aparecer como pré-candidato, mas desde que seu nome passou a ser cotado, adversários questionaram se ele levaria, de fato, até o fim.
Flagrante de crime ambiental
O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, Rafael Prudente (MDB-DF), denunciou ontem a extração ilegal de ouro com o uso de mercúrio, às margens do Rio Teles Pires, no município de Apiacás, que fica no norte do Mato Grosso. O deputado visitou a região na última semana e flagrou cerca de 50 balsas — algumas fixas — com localização aproximada de 1h30min rio abaixo e 1h30min rio acima. De acordo com o parlamentar, que ouviu alguns moradores, os garimpeiros operam na região há aproximadamente três anos. “Rio acima, inclusive, está sendo construído um estaleiro, sem autorização dos órgãos competentes. O aparato edificado para o garimpo é volumoso”, disse Rafael Prudente. O deputado preparou um relatório sobre a denúncia e encaminhou ao Ibama e ao Ministério do Meio Ambiente. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal também serão notificados.
Mais viagens
A vice-governadora Celina Leão (PP) se prepara para viajar novamente. Vai a alguns municípios onde haverá segundo turno, sempre acompanhada da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).
Homenagem ao futebol
Craques nascidos no DF, Endrick, Robert Renan e Kaká receberão, da Câmara Legislativa, o título de Cidadão Benemérito de Brasília. Os deputados distritais aprovaram as homenagens ontem. A honraria é concedida a brasilienses que praticam atos de relevante interesse social. O amor ao futebol uniu deputados de diferentes ideologias. A iniciativa partiu de Max Maciel (PSol), Thiago Manzoni (PL) e Roosevelt Villela (PL).