ANA MARIA CAMPOS
O governador Ibaneis Rocha (MDB) gravou um vídeo em que agradece a população pela compreensão das medidas adotadas de combate à disseminação do coronavírus, com suspensão das aulas e eventos, e diz que novas providências serão tomadas se forem necessárias. “Temos que evitar que essa pandemia ou esse espanto chegue à população do Distrito Federal”, afirma.
Hoje (13/03), Ibaneis editou novo decreto em que cria uma força-tarefa para combater a transmissão do coronavírus e autoriza medidas emergenciais, como a coleta compulsória de material genético para exame da infecção, contratação de médicos, ampliação do número de UTIs na rede pública e convênios com hospitais particulares, como o Sírio-Libanês, para atender pacientes com Covid-19.
Entre as medidas, estão criação de oito equipes com médico, enfermeiro e técnico para coleta de material residencial. Ibaneis também quer usar a tecnologia de última geração disponível no mundo.
O Corpo de Bombeiros vai atuar com equipamentos ultra modernos comprados na Copa do Mundo que detectam a presença do vírus dentro dos aviões.
Também serão usados equipamentos com infra-vermelho para verificação da temperatura corporal dos passageiros nas filas dos aeroportos e na estação rodoviária interestadual.
Veja o pronunciamento do governador: