Ibaneis sanciona lei que cria a 32ª região administrativa do DF | Crédito: Alexandre de Paula
ALEXANDRE DE PAULA
O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou, na tarde desta quarta-feira (14/8), a lei que cria a região administrativa do Pôr do Sol e Sol Nascente. A região, até então vinculada a Ceilândia, é uma das mais carentes do Distrito Federal e tem mais de 85 mil habitantes, de acordo com dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD-2018). Ao todo, há 22 mil residências no local, das quais mais de 17 mil são irregulares.
A proposta tramitava na Câmara Legislativa desde abril deste ano e foi aprovada na terça-feira (15/8) — os 21 distritais presentes deram sinal verde à mudança. A sanção da lei ocorreu na segunda sessão consecutiva do Câmara Mais Perto de Você realizada no Sol Nascente.
A proposição trata-se de uma promessa de campanha de Ibaneis Rocha. O governador chegou a publicar um decreto, no início do ano, com a criação da região administrativa, mas teve de voltar atrás, porque o assunto precisava passar pelo crivo da Câmara Legislativa, conforme a Lei Orgânica do DF.
No evento, Ibaneis destacou que, mais importante do que a própria criação da RA, é a execução de melhorias na área. “Papel nunca resolveu problema de local nenhum. Eu acho que a gente dá passos: primeiro criamos a RA”, disse. “Estamos dando dignidade à população, mas isso vem junto de uma sequência de investimentos que precisam ser feitos em saúde, educação, infraestrutura e, principalmente, regularização, para acabar com as invasões que já estão quase chegando a Santo Antônio do Descoberto”. O emedebista ainda confirmou Goudim Carneiro como administrador da RA.
A mudança, segundo o GDF, mostra-se necessária também com base na análise de dados socioeconômicos e demográficos. “Destaca-se o caráter de maior vulnerabilidade — menor frequência escolar, renda e piores condições de esgotamento sanitário, coleta de lixo e saneamento urbano — de Pôr do Sol/Sol Nascente, que as diferem de Ceilândia”, destaca nota técnica da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) anexada à proposição do Executivo.
O secretário de Cidades, Gustavo Aires, afirmou que, a partir de quinta-feira (14/8), as intervenções de manutenção na região serão intensificadas. “As máquinas já estão prontas para dar força neste trabalho. Várias obras estão sendo estudadas pela secretaria competente para começarem em breve”, destacou.
Coluna por Ana Dubeux — Odette Ernest Dias, que nos deixou ontem, desembarcou em Brasília…
Texto por Ana Dubeux — Em meio a um cenário de fortes tensões institucionais, avanço…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux Depois de…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux O filme sobre…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux A juíza de…
Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos Como começou seu envolvimento com a proteção…