ANA MARIA CAMPOS
ANA VIRIATO
O grupo formado por MDB, PP e Avante decidiu, nesta sexta-feira (27/07), lançar o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no DF (OAB-DF) Ibaneis Rocha (MDB) ao Palácio do Buriti. A número dois da chapa será Anna Christina Kubitschek (PP), neta do ex-presidente Juscelino Kubitschek e esposa do empresário Paulo Octávio (PP).
A frente trabalha para emplacar o deputado federal Alberto Fraga (DEM/DF) como candidato ao Senado. O ex-vice-governador Tadeu Filippelli, que comanda o MDB/DF, é um dos principais articuladores dessa união.
A costura política tomou toda a semana e está consolidada. A negociação começou depois que o médico Jofran Frejat (PR) desistiu de concorrer ao GDF.
No ano passado, Ibaneis havia sido lançado como candidato a governador pelo MDB, mas saiu do páreo para apoiar Frejat. Nas últimas semanas, ele vinha sendo cotado como vice do ex-secretário de Saúde. A renúncia do médico, entretanto, mudou o quadro.
Ana Christina carrega o sobrenome do avô, fundador de Brasília, e a base eleitoral do marido, Paulo Octávio, ex-vice-governador do DF.
Presidente do Memorial JK, a neta de Juscelino Kubitschek está licenciada do cargo desde o início de abril. Por comandar uma entidade privada que recebe recursos públicos, ela não poderia concorrer em outubro se não tivesse se desincompatibilizado até o dia 7 daquele mês.
O anúncio da chapa deve ocorrer a qualquer momento, segundo a reportagem do Correio apurou.