Projeto de lei do governador Ibaneis Rocha (MDB) estabelece alíquota de 7% para produtos essenciais no combate à disseminação do coronavírus. A proposta será encaminhada nesta segunda-feira (16/03) à Câmara Legislativa.
São eles: álcool em gel, insumos para fabricar álcool em gel (exceto energia elétrica), luvas médicas, máscaras médicas, hipoclorito de sódio 5%, álcool 70%. Hoje a alíquota do ICMS para esses produtos é de 18%.
Pelo projeto, a redução valerá durante o tempo em que estiver em vigor a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para que os países tomem cuidados com o novo coronavírus como uma pandemia. “Estamos fazendo a nossa parte para reduzir o preço desses produtos essenciais num momento como esse. Esperamos que esse esforço seja percebido no preço nas prateleiras”, afirmou o secretário de Economia do DF, André Clemente.
Linha de crédito
Ibaneis Rocha informou em vídeo gravado do Palácio do Buriti, na noite deste domingo (15/03), as medidas tomadas. “Estamos encaminhando na manhã de amanhã um projeto de lei |à Câmara Legislativa reduzindo a tributação sobre os produtos que ajudam na prevenção. Álcool, luvas, máscaras… Estamos todos trabalhando”, definiu.
Além desta medida o governador comentou sobre a suspensão do passe livre estudantil para complementar a suspensão de aulas nos próximos 15 dias. Segundo Ibaneis o benefício só será revisto para casos de estágio remunerado.
Sobre os impactos na economia, e os prejuízos sofridos por comerciantes diante das consequências dos três decretos até agora publicados, o governador informou a disposição do BRB de liberar R$ 1 bilhão em linha de crédito para o setor produtivo. “ Esse dinheiro será colocado em favor do comércio, de todos aqueles empreendedores para que possamos superar essa crise, com taxas reduzidas e com prazo de carência de até 6 meses nas operações”, destacou.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…