O candidato do MDB ao Palácio do Buriti, Ibaneis Rocha, entrou com uma representação contra seus principais rivais na corrida eleitoral. Ele questiona a falta de prestação de contas de gastos de campanha de Rodrigo Rollemberg (PSB), Eliana Pedrosa (Pros), Alberto Fraga (DEM), Rogério Rosso (PSD) e Júlio Miragaya (PT). O documento foi entregue ao procurador regional eleitoral do DF, José Jairo Gomes.
“Os candidatos, embora já estejam demonstrando a saída de gastos eleitorais, com materiais e produções bastante profissionais, até o momento não declararam à Justiça Eleitoral nenhuma entrada de recursos financeiros”, argumenta o candidato do MDB na representação. Para Ibaneis, Rollemberg, Eliana, Fraga, Rosso e Miragaya contrariaram a lei eleitoral, que prevê a obrigatoriedade de os partidos e candidatos informarem à Justiça Eleitoral os dados relativos aos recursos financeiros recebidos, até 72 horas após o recebimento.
“Apesar de já estar evidente a prática de atos profissionais de campanha, com contratação de empresa de marketing digital, propaganda impressa com indicação do CNPJ e distribuição de material a eleitores nas ruas, os candidatos, até o presente momento, não declararam nenhuma entrada de recursos em suas contas, embora a saída seja flagrante”, argumenta o candidato Ibaneis Rocha, na representação.
“Não obstante as campanhas dos candidatos já estejam nas ruas, há omissão no seu dever de prestar informações à Justiça Eleitoral e à população como um todo. O ato de furtar-se à apresentação de contas parciais caracteriza-se como infração grave”, acrescenta o candidato do MDB.