O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou ao Correio, na tarde desta quarta-feira (6/5), que, na decisão em que suspendeu por ora a reabertura de novas atividades no DF, a juíza Kátia Balbino de Carvalho Ferreira ratificou as medidas tomadas pelo GDF durante a pandemia do novo coronavírus.
Na decisão, a magistrada, da 3ª Vara Federal Cível, definiu que seja feita, na manhã desta quinta (7/5), visita de uma comissão ao Palácio do Buriti para acesso aos planejamentos do Executivo local. A partir da análise dos dados, ela poderá rever a suspensão.
“Eu recebi essa decisão com muita serenidade e tranquilidade e, inclusive, com muita felicidade porque ratificou todas as medidas que eu adotei ao longo desses dois meses, tanto as de fechamento quanto as de abertura”, declarou o governador.
Segundo Ibaneis, o governo está preparado para apresentar os dados. “Estamos com todo o material técnico para apresentar, com todos os quadros. Tudo isso já está elaborado e agora só em fase de confecção final por causa de alguns indicativos que a magistrada colocou na decisão”, explicou.
“Sempre tenho afirmado que nessas questões de independência de poderes um dos principais requisitos é você respeitar quem foi eleito, mas acredito que temos todo o dever de prestar informações ao Poder Judiciário ao Poder Legislativo e ao próprio Ministério Público e nunca me furtei a fazer isso”, assegurou.
O emedebista convidou o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB), para participar da reunião e destacou a importância da participação do poder legislativo nesse processo.
“É um momento de compartilhar responsabilidades. Fechar é fácil, basta uma caneta, abrir depende de muita responsabilidade dos poderes e da sociedade.”
O DF, na visão do governador, está preparado para a reabertura do comércio a partir de segunda-feira (11/5) desde que de forma gradativa.
“É importante para a cidade. Nós não temos de viver a pandemia nacional. Brasília tomou todas as suas atitudes e a população também. Nós temos uma correspondência muito grande com a sociedade e isso nos deixa felizes.”
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…