pri_1309_capitalsa-39934006 MAURENILSON

Ibaneis aposta em novos hospitais para o DF

Publicado em Eixo Capital, Notícias

Por Ana Maria Campos — Em meio às obras espalhadas por todo o Distrito Federal, o governador Ibaneis Rocha aposta na construção de novos hospitais para melhorar o atendimento na saúde. O governo está investindo mais de R$ 400 milhões para a criação de três hospitais: Ortopédico do Guará, Regional do Recanto das Emas e Regional de São Sebastião. As três unidades hospitalares seguem a nova legislação que permite a criação de uma licitação única que contemple tanto o projeto básico quanto o executivo e a execução das obras. “Os hospitais do Guará e do Recanto das Emas foram licitados e já têm a ordem de serviço.

As empresas estão no prazo para apresentar os projetos. O de São Sebastião está em fase de licitação e as propostas serão abertas em 30 de setembro”, explica o presidente da Novacap, Fernando Leite. No momento, o órgão trabalha no esboço do novo Hospital do Gama. “Estamos em fase adiantada do anteprojeto. Será um hospital maravilhoso com 400 leitos”, afirma. A nova unidade vai atender a região e servir de base para uma futura reforma do atual centro médico da cidade. A Novacap ainda estuda um projeto de criação de uma unidade especializada em doenças raras.

—–

Avanço nos direitos dos terceirizados

Parlamentares petistas comemoraram, nesta semana, o decreto do presidente Lula que avança na melhoria das condições de trabalho para profissionais terceirizados de órgãos públicos. O decreto garante jornada de 40 horas semanais sem redução salarial, direito ao recesso de fim de ano, acordo coletivo para negociação de piso salarial e mecanismos de denúncia de assédio e de violência nos ambientes de trabalho. “Nosso papel, agora, é contribuir para a expansão, adoção e fiscalização do decreto em todos os cantos do País. No Distrito Federal, serei um ferrenho defensor da decisão tomada pelo presidente Lula”, disse o deputado Chico Vigilante (PT).

—–

Licitação liberada

O Tribunal de Contas da União (TCU) suspendeu a medida cautelar que suspendia a licitação do projeto de restauro da Praça dos Três Poderes sob a responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A fiscalização continua, mas o projeto poderá ser contratado. O presidente do Iphan, Leandro Grass, diz que está alinhando com o Governo do Distrito Federal para que a obra seja iniciada no primeiro trimestre de 2025.

—–

Trilha da inclusão

O projeto Vivências Inclusivas promove, hoje, sua primeira EcoTrilha da edição 2024, no Parque Olhos D´Água, reunindo alunos da Apae de Sobradinho. A iniciativa — idealizada pela artista Juju Peres, diagnosticada com atrofia cerebral e disritmia, e com o apoio da fotógrafa e educadora Isabella Gurgel — utiliza a fotografia para promover a inclusão e a arte-educação para pessoas com deficiência no Distrito Federal. O projeto tem o propósito de romper barreiras culturais e proporcionar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para pessoas com deficiência. Durante a trilha, os alunos explorarão a beleza do cerrado com suas câmeras, participarão de um lanche e discutirão o papel da fotografia como ferramenta de comunicação e letramento visual.

—–

Mais uma obra

O líder do governo na Câmara Legislativa, Robério Negreiros (PSD), encaminhou ao Governo do Distrito Federal uma indicação para a construção de um viaduto que faça a ligação entre a quadra 18 do Setor P Sul à Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) de Samambaia. No pedido feito ao Executivo local, o parlamentar ressalta que, diariamente, o trecho tem um grande fluxo de carros, principalmente, nos horários de pico, quando as pessoas que transitam pelo local enfrentam grandes engarrafamentos.

—–

Nasce filha de casal de deputados

Depois de um longo trabalho de parto, nasceu, na última quarta-feira, em Porto Alegre, Dandara Melchionna e Silva, filha da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e do deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP). O nascimento de Dandara ocorreu às 14h34, com 3,179 kg e 49 cm. “Nós vimos vir ao mundo uma menina que lutou para nascer, que na hora H nos deu um baita susto, mas foi guerreira e venceu”, comemoraram Fernanda e Orlando por meio das redes sociais.