Ibaneis: “Aguardei com muita paciência, resiliência e confiança na justiça do meu país”

Compartilhe

ANA MARIA CAMPOS

O governador Ibaneis Rocha (MDB) se manifestou sobre a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que revogou o seu afastamento do Palácio do Buriti. “Aguardei com muita paciência, resiliência e confiança na justiça do meu país, esse momento de retorno ao cargo que assumi pela vontade do povo do Distrito Federal, que me elegeu em primeiro turno para um segundo mandato”, disse.

Ibaneis afirmou que vai se dedicar ao mandato e à defesa no inquérito sobre os atos de vandalismo em 8 de janeiro. “Agora é seguir firme confirmando a minha inocência junto ao STF e trabalhar ainda mais pela cidade que tanto amo”, acrescentou.

Nesta tarde (15), Alexandre de Moraes acatou recurso da defesa de Ibaneis e a manifestação da Procuradoria-Geral da República favorável ao seu retorno ao comando do Palácio do Buriti.

Na decisão, o ministro do STF afirmou: “Os Relatórios de Análise da Polícia Judiciária relativos ao investigado não trazem indícios de que estaria buscando obstaculizar ou prejudicar os trabalhos investigativos, ou mesmo destruindo evidências, fato também ressaltado pela defesa e pela Procuradoria-Geral da República”.

Alexandre de Moraes também ressaltou que não há mais motivos para o afastamento como forma de impedir qualquer eventual tentativa de atrapalhar as investigações em curso sobre omissões ou responsabilidades pelas invasões na Praça dos Três Poderes. “O momento atual da investigação – após a realização de diversas diligências e laudos – não mais revela a adequação e a necessidade da manutenção da medida, pois não se vislumbra, atualmente, risco de que o retorno à função pública do investigado IBANEIS ROCHA BARROS JÚNIOR possa comprometer a presente investigação ou resultar na reiteração das infrações penais investigadas”, registrou Alexandre de Moraes.

Momento de trabalho

Para o líder do governo na Câmara Legislativa, deputado Robério Negreiros (PSD), a decisão do ministro Alexandre de Moraes foi acertada. “Decisão acertada que deixa claro que o governador Ibaneis não teve qualquer participação direta ou indireta nos acontecimentos do dia 08 de janeiro. O momento agora exige muito trabalho e olharmos para frente. A população do DF precisa muito de um governo coeso e liderado pelo primeiro governador eleito em primeiro turno da história”, afirmou o distrital.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Publicado por
Ana Maria Campos
Tags: 8 de janeiro Alexandre de Moraes Atos antidemocráticos Ibaneis Rocha revogação do afastamento Robério Negreiros stf

Posts recentes

  • Eixo Capital

Frente para acompanhar mudanças climáticas e seus impactos no DF é criada

Por Ana Maria Campos — Oito deputados distritais se uniram para criar a Frente Parlamentar…

7 horas atrás
  • CB.Poder

Cleber Lopes constrói unidade para concorrer à OAB-DF

No projeto de concorrer à presidência da OAB-DF em novembro, o criminalista Cleber Lopes conquistou,…

1 dia atrás
  • CB.Poder

“Eu me preparei para ser governador, em 2022, e sigo pronto”, diz Leandro Grass

Leia a entrevista de Leandro Grass, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional…

1 dia atrás
  • CB.Poder

Thaís Riedel decide apoiar Cleber Lopes para a disputa à presidência da OAB-DF

ANA MARIA CAMPOS Candidata à presidência da OAB-DF na última eleição, a advogada Thaís Riedel…

2 dias atrás
  • CB.Poder

“O agronegócio é um setor estratégico para o desenvolvimento do DF”, diz Pepa

CB.Poder entrevista o deputado distrital Pepa (PP), presidente da Comissão de Produção Rural e Abastecimento…

2 dias atrás
  • Eixo Capital
  • GDF

Cães da PMDF trabalham no resgate e no policiamento no Rio Grande do Sul

Por Ana Maria Campos — A tragédia climática no Rio Grande do Sul tem produzido…

2 dias atrás