Mariana Campos/CB/D.A Press

Homenagem emocionante para Ana Dubeux

Publicado em CB.Poder, Eixo Capital, Notícias

Por Ana Maria Campos – Foi emocionante a solenidade na Câmara Legislativa de concessão do título de cidadã honorária de Brasília para a pernambucana Ana Dubeux, diretora de redação do Correio Braziliense, que escolheu a capital para dedicar sua vida profissional e formar uma família com parentes e amigos. A mesa, integrada apenas por mulheres, entre as quais a netinha de Ana Dubeux, Liz, e a autora da homenagem, a deputada Paula Belmonte (Cidadania), tinha um simbolismo. A jornalista sempre defendeu a participação feminina nos espaços de decisão e poder. Em todos os discursos, ficou claro o reconhecimento pelo trabalho de Ana Dubeux e sua dedicação pelo bem de Brasília.

/////////////

Selo Verde Brasil
O Brasil passou a ter uma estratégia nacional de normalização e certificação de produtos e serviços brasileiros que atendam a requisitos sustentáveis. O presidente Lula criou, nesta semana, o Programa Selo Verde Brasil, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com objetivo de estimular a melhoria da qualidade dos produtos e serviços brasileiros, aumentar a sustentabilidade em suas cadeias produtivas e ampliar a competitividade desses produtos no Brasil e no exterior.

Assistência técnica e capacitação
O Programa Selo Verde Brasil contemplará assistência técnica e capacitação para as empresas participantes adaptarem o seu processo produtivo aos novos critérios. A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) serão os principais parceiros para essa ação. As pequenas e microempresas serão contempladas pelo Programa. Para o secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC, Rodrigo Rollemberg, com a certificação dos produtos, o país terá uma condição competitiva que o elevará ao papel de liderança mundial do ponto de vista da economia verde.
……..

Moção de repúdio 
Os deputados distritais aprovaram uma moção de repúdio às declarações da 2ª vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Rosylane Nascimento,  proferidas em vídeo divulgado em redes sociais. Na publicação, ela pedia que parlamentares evitassem realizar visitas técnicas em unidades de saúde, o que para a deputada distrital Dayse Amarilio (PSB), autora da moção, representa uma grave e notória afronta às prerrogativas dos deputados. Esta é a segunda manifestação da Câmara Legislativa de repúdio às declarações da dirigente do CRM. No fim de semana, a Casa divulgou uma nota. Dayse Amarilio, que é servidora da saúde há 23 anos e está em seu primeiro mandato parlamentar, lamentou as declarações de Rosylane Nascimento.  “O vídeo divulgado pelo Conselho Federal de Medicina afronta um direito constitucional dos parlamentares, previsto tanto na Constituição Federal, como na Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF), o que vemos com muita estranheza”, diz Dayse. A médica reconheceu, na sua mensagem, a importância do controle externo realizado pelos distritais, mas afirmou que as visitas atrapalham o funcionamento dos hospitais.

…..

Só Papos

“O Congresso poderia e deveria trabalhar para garantir as condições e a agilidade no acesso ao aborto legal e seguro pelo SUS”
Janja Lula da Silva, primeira-dama do país
(FOTO DA JANJA)

“Eu jamais faria um debate acerca desse assunto com olhar religioso, como muitos estão dizendo. Eu faço esse debate com olhar na ciência”
Deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), autor do projeto de lei do aborto a partir de 22 semanas, em entrevista à Globo News
(FOTO DO DEPUTADO SÓSTENES CAVALCANTE)