Com a reforma administrativa, o governo Rollemberg chegou a cogitar fundir as secretarias de Cultura, de Esporte e de Turismo. A proposta, que visa enxugar gastos com pessoal e estrutura, tem desagradado aos grupos culturais do Distrito Federal.
Tanto que o Comitê do Colegiado de Cultura prepara petição pública para entregar, nesta segunda-feira (14), ao governador Rollemberg e secretários.
O receio é de que uma fusão resulte em perda de autonomia, gestão e recursos federais para a área. Isso porque os editais de programas federais de fomento prevêem o repasse de verbas somente quando a secretaria de cultura é única, ou seja, não abarca outras áreas, como educação ou esportes.
Uma das integrantes do Comitê Gestor, Cleide Soares considera que a proposta enfraquece o setor. “Ter um sistema de cultura é um avanço, porque a área tem uma dinâmica própria, que não pode ser unificada com outras”, diz. A petição pública está disponível na internet até as 18h. Depois desse horário, ela deve ser entregue ao Palácio do Buriti.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…