Gravações colocam Liliane Roriz e Luiz Estevão no centro da Operação Lava-Jato

Compartilhe

Beneficiada com uma doação eleitoral de R$ 1 milhão da UTC Engenharia, a deputada Liliane Roriz (PTB) sempre negou ter conhecimento da suposta origem ilícita dos recursos. De acordo com as investigações da Operação Lava Jato, o repasse ocorreu depois que o então senador Gim Argello, vice-presidente da CPI da Petrobras, cobrou propina de empresários para livrá-los de convocações para depor na comissão. Em abril deste ano, quando Gim foi preso na 28ª etapa da Lava Jato, apelidada de “Vitória de Pirro”, os procuradores Carlos Fernando Lima e Athayde Ribeiro Costa declararam que, até aquele momento, não havia provas de que Liliane e os outros beneficiados por doações eleitorais da UTC Engenharia tivessem conhecimento do esquema e da origem ilícita dos recursos. Por isso, todos ficaram fora das investigações. Mas as gravações de uma conversa entre a distrital e o ex-senador Luiz Estevão, em poder do Ministério Público Federal, colocam em xeque essa versão.

Conhecimento prévio

Liliane Roriz afirmou ao Ministério Público Federal que a gravação da conversa com o ex-senador Luiz Estevão ocorreu em 30 de março de 2015, poucos dias antes da Semana Santa. No bate-papo, Estevão, Liliane e Valério fazem menção direta ao fato de Gim Argello ter extorquido empresários para obter doações. “Você não terá um Gim Argello, vice-presidente da CPI que investiga a Petrobras, em que as empreiteiras pagariam qualquer preço para o Gim para que ele evitasse que elas fossem convocadas para depor na CPI. E por que você acha que aquelas doações aconteceram?”, questiona Luiz Estevão. A conversa ocorreu 44 dias antes de o empresário Ricardo Pessoa, da UTC, assinar termo de colaboração premiada com o MP, no qual ele mencionou pela primeira vez o suposto envolvimento de Gim. Valério Neves, que é réu na Lava Jato e sempre negou ter conhecimento sobre o esquema, também participou dessa conversa.

Helena Mader

Repórter do Correio desde 2004. Estudou jornalismo na UnB e na Université Stendhal Grenoble III, na França, e tem especialização em Novas Mídias pelo Uniceub.

Posts recentes

  • CB.Poder

Catedral Metropolitana será revitalizada e terá nova iluminação

Por Ana Maria Campos — A Cúria da Catedral de Brasília elabora projeto de reforma…

10 horas atrás
  • CB.Poder

Senado debate criação de VLT entre DF e Luziânia (GO)

Por Ana Maria Campos — A Comissão de Infraestrutura do Senado vai promover, na próxima quinta-feira,…

10 horas atrás
  • Eixo Capital

Ricardo Peres decide apoiar Cleber Lopes na candidatura para presidência da OAB-DF

Por Ana Maria Campos — O advogado Ricardo Peres, do grupo do governador Ibaneis Rocha…

4 dias atrás
  • Eixo Capital

“GenZ cresce em meio a um mundo de incertezas”, diz COO da Nice House

Por Ana Maria Campos - À queima-roupa - Willian Amaral, fundador e COO da Nice…

5 dias atrás
  • Eixo Capital

Leany Lemos tem nova missão de ajudar na campanha de Tábata Amaral

Por Ana Maria Campos — Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão dos governos de Rodrigo Rollemberg…

5 dias atrás
  • Eixo Capital
  • GDF

Sociedade quer mais mulheres no Superior Tribunal de Justiça

Por Ana Dubeux — Vinte e três coletivos e associações representativas da sociedade civil e…

6 dias atrás