Coluna Eixo Capital publicada em 6 de novembro de 2024, por Ana Maria Campos
A Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa aprovou, ontem, o projeto de autoria do Poder Executivo, que abre crédito suplementar à Lei Orçamentária Anual no valor de R$ 200 milhões. De acordo com a justificativa do governo, os recursos serão destinados à manutenção do equilíbrio financeiro do sistema de transporte público coletivo do DF. O texto — que ainda precisa ser analisado pelo plenário da Câmara — passou na CEOF com os votos favoráveis dos deputados Eduardo Pedrosa (União), presidente da Comissão, Joaquim Roriz Neto (PL) e Jaqueline Silva (MDB). O Executivo informou que o crédito suplementar será financiado pelo excesso de arrecadação.
Veículos e eletrodomésticos bombaram volume de vendas no DF
O volume de vendas do comércio varejista ampliado no Distrito Federal cresceu 5,2% no acumulado dos últimos 12 meses até junho de 2024. No cenário nacional, o crescimento foi de 3,5%, com o DF ocupando a 11ª posição entre os estados brasileiros. É o que mostra 29ª edição do Boletim de Conjuntura do Distrito Federal, divulgado ontem pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do DF. Entre os setores de maior destaque no comércio, os de bens de consumo duráveis, como veículos, motocicletas e peças (26,12%) e eletrodomésticos (14,65%), foram os principais destaques do crescimento interanual.
Novos lotes para
atividades culturais
Brasília terá cinco novos lotes no Eixo Monumental Oeste (EMO) para equipamentos culturais. É o que estabelece decreto do governador Ibaneis Rocha publicado ontem no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Os terrenos estão localizados entre a Praça do Cruzeiro e a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), cada um deles tendo 7.125 m², dispostos dois a dois, com acessos pelas vias transversais. Um deles fica em frente à Igreja Rainha da Paz, dois deles na altura das Quadras 500 do Sudoeste e os outros dois entre o Setor Militar Urbano e o Cruzeiro Velho.
Pré-candidatura
A deputada Érika Kokay (PT) participou de evento em que foi lançada como pré-candidata a cargo majoritário — governadora ou senadora — pelo PT e PSol.
Críticas ao governo anterior
Ao participar da solenidade de assinatura da contratação de mais de mil policiais pelo governador Ibaneis Rocha(MDBU, o presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz (MDB), chamou o ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) de “criminoso” por supostamente permitir a defasagem no efetivo da Polícia Civil. Rollemberg era constantemente atacado pelos sindicatos da categoria, com bonecos o satirizando e jingles que o chamavam de “Emrollemberg”. Pelo jeito, o embate continua.
Na torcida…
A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) viajou para os Estados Unidos com o propósito de acompanhar as eleições. E torcer para Donald Trump…
Fechado
A eleição dos próximos presidentes da Câmara e do Senado está praticamente acertada a três meses da votação. O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) e o senador Davi Alcolumbre (União-AP) conseguiram construir a vitória com o apoio dos atuais presidente das duas Casas, Artur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Todos os deputados e senadores da bancada do Distrito Federal seguem com eles.
A pergunta que não quer calar….
Por que nenhuma mulher chegou à presidência da Câmara ou do Senado?