Crédito: Minervino Júnior/CB/DA.Press.
O GDF pretende regulamentar o uso de patinetes elétricos na capital federal. O governador Ibaneis Rocha (MDB) encaminhou à Câmara Legislativa projeto que insere esse tipo de veículo na lei que delimita a política de mobilidade urbana cicloviária da capital. Com isso, a Secretaria de Transporte e Mobilidade poderia estabelecer diretrizes para a utilização dos patinetes.
Atualmente, a lei prevê a possibilidade de regulamentação apenas do transporte coletivo e de veículos não motorizados, o que inviabiliza a determinação de normas para uso dos patinetes elétricos, além de bicicletas e scooters motorizadas. A proposta de mudança na legislação foi encaminhada à Câmara em regime de urgência.
Na justificativa do projeto, o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Valter Casimiro, destaca que os serviços de locação de patinetes elétricos estão sendo utilizados de forma massiva pela população, desde o início de 2019, quando começaram a ser disponibilizados. “Entende-se que o Governo do Distrito federal tem a obrigação de regulamentar as atividades destas empresas, que deverão observar diversas normas de segurança e conforto”, escreve.
Ele defende a aplicação de regras rígidas em relação ao uso compartilhado de patinetes e outros veículos elétricos por meio de aplicativos. “A referida norma possibilitará ao poder executivo regulamentar as atividades exercidas pelas empresas que locam bicicletas e patinetes elétricos, passando a adotar regras rígidas para controle e segurança destas atividades, e passarão no futuro, muito provavelmente, a expandir a disponibilização de outros veículos à população do Distrito Federal”, observa.
A ideia de regulamentação dos patinetes elétricos compartilhados vem na esteira do adotado em outras cidades e estados, no Brasil e no exterior. Em São Paulo, por exemplo, regras já foram adotadas. Por lá, os veículos não podem circular em calçadas e vias onde carros andam a mais de 40 km/h e o uso de capacete é obrigatório.
ANA MARIA CAMPOS O ex-deputado Geraldo Magela (PT-DF) anunciou nesta tarde (05/02) que, em nome…
ANA MARIA CAMPOS Relator do Habeas Corpus em que a defesa de Pedro Arthur Turra…
ANA MARIA CAMPOS MILA FERREIRA O Superior Tribunal de Justiça (STJ) instaurou um procedimento para…
ANA MARIA CAMPOS O Governo do Distrito Federal não teve representação na abertura dos trabalhos…
ANA MARIA CAMPOS Por decisão do relator do caso no Tribunal de Justiça do Distrito…
Em mais uma frente de investigação sobre os desdobramentos das operações financeiras envolvendo o Banco…