CEB/Divulgação

Furtos de cabos de energia tem piorado devido ao mercado para produto

Publicado em CB.Poder, Eixo Capital

Por Ana Maria Campos — O furto de cabos de energia é uma grande preocupação do presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), Edison Garcia. O problema não é novo, mas tem piorado por dois motivos: os ladrões chegam a ser identificados e presos, mas não permanecem atrás das grades. A Justiça tem considerado esse um crime sem gravidade e, por isso, liberta os envolvidos, mesmo reincidentes, da prisão, segundo relato do presidente da CEB. Só neste ano foram furtados 90 km de cabos. O outro motivo para a dificuldade de solução é que existe um mercado para esse tipo de produto. Alguém está faturando. E muito.

Risco duplo

A Secretaria de Segurança Pública criou uma comissão para analisar soluções para o problema de furtos de cabos. Além de prejudicar a população, por comprometer os serviços, criam situações de risco de acidentes, ao danificar a caixa de energia dos postes.

Aposta em saúde

A vice-governadora Celina Leão (PP – foto) está animada com o acordo firmado no fim de semana em Washington, DC, que pode render boas ações no combate ao câncer. O GDF prepara uma nova licitação para construção do Hospital Oncológico de Brasília porque a empresa responsável desistiu de tocar a obra. Enquanto isso, o governo aposta em expertise. Celina participou da Conferência Global Health Catalyst Summit de Combate ao Câncer, evento que reuniu especialistas renomados, pesquisadores, profissionais da saúde e defensores da luta contra a doença. O governo do DF firmou acordo com a entidade. “A ideia é que eles treinem gratuitamente toda nossa equipe e ainda façam doações de insumos e máquinas”, afirma Celina.

Conselhos para uma pré-candidata

Entre alguns conselheiros de Celina Leão, a avaliação é de que ela precisa se descolar da área de saúde, uma das que mais acarreta desgastes ao governo justamente por tudo o que envolve o tema. Outros aliados avaliam que o envolvimento da vice-governadora na melhoria dos serviços rende popularidade. Desde o começo da gestão, ela tem se envolvido em questões e atuou fortemente em temas relacionados ao atendimento na epidemia de dengue. Independentemente do impacto para sua campanha a governadora, Celina sabe que a atual gestão tem, em parte, a sua cara. O sucesso ou insucesso será destacado em 2026.

Festa do União

Em evento no Iate Clube de Brasília, a nova direção nacional do União Brasil, sob a presidência do advogado Antônio Rueda (foto), toma posse hoje. O partido, que tem como pré-candidato à Presidência da República o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (abaixo), deve promover uma festa para se livrar dos fantasmas da gestão passada.

Representantes do DF

O Distrito Federal tem dois representantes na executiva nacional do União Brasil: o deputado distrital Eduardo Pedrosa e o presidente regional, Manoel Arruda.

Conselheiro recebe homenagem na Câmara

Em solenidade na noite de ontem, o conselheiro Inácio Magalhães Filho (foto), do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), foi homenageado com o título de cidadão honorário de Brasília. A iniciativa partiu do presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz (MDB). “Acertamos nisso. É uma pessoa íntegra, honesta, um técnico exemplar com habilidades políticas espetaculares”, afirmou o presidente da Câmara.

Flashback

A solenidade de outorga do título de cidadão honorário ao conselheiro Inácio Magalhães Filho foi também uma oportunidade de flashback. O conselheiro Renato Rainha, que foi um dos deputados distritais mais votados da história da Câmara Legislativa, disse que retornar à Casa era “uma alegria e uma tentação”. O presidente do Tribunal de Contas do DF, Márcio Michel, e o decano, Manoel de Andrade, que também foram deputados, estavam na solenidade. O plenário do TCDF estava quase completo, com a presença do vice-presidente, André Clemente; e do conselheiro substituto Vinícius Fragoso.