De olho nas eleições, lideranças consolidaram, nesta quinta-feira (08/02), uma frente evangélica para a disputa por cargos majoritários — Palácio do Buriti, Vice-Governadoria e Senado. A coalizão reúne representantes de igrejas com grande alcance no Distrito Federal, como Assembleia, Universal do Reino de Deus, Sara Nossa Terra e Ministério da Fé.
Até o momento, o único nome consolidado para o pleito é o do empresário e presidente regional do PRB, Wanderley Tavares. Um novo encontro está marcado para o fim do mês, quando os demais interessados em concorrer devem se manifestar.
A reunião desta quinta-feira durou cerca de duas horas e aconteceu no salão de festas da Sara no Sudoeste, com nomes influentes no meio evangélico, como Bispo Robson Rodovalho e Fadi Faraj, cotados para a disputa. Compareceram, ainda, os distritais Sandra Faraj (SD), Rodrigo Delmasso (Podemos), Celina Leão (PPS) e Julio Cesar (PRB). “Decidimos que estaremos juntos e unificamos cerca de 80% do meio. Defenderemos os valores da família”, disse Delmasso.
Agora, a ideia do grupo é se transformar em uma frente cristã, com a chegada de lideranças do segmento católico. O ex-distrital Washington Mesquita, coordenador da Festa de Pentecostes, por exemplo, está na mira. Outras coalizões também serão procuradas: de centro-direita, com PSDB, PR, DEM, PTB, MDB e DEM, a centro-esquerda, com PSD, PPS e PDT. Diálogos com o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) não estão descartados.
A força política do segmento é inegável. Há mais de 840 mil evangélicos na capital, segundo dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) de 2016 — fatia que representa 28,91% da população.
Para se ter noção do alcance, apenas os distritais religiosos eleitos angariaram o apoio de 160.353 eleitores no último pleito. O PRB emplacou o parlamentar mais bem colocado: Julio Cesar, com 29.384 votos. Agora, ele deve concorrer para o cargo de deputado federal.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…