Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos
Causou estranheza no núcleo do governo Ibaneis Rocha o vídeo do ex-deputado e ex-vice-governador Tadeu Filippelli divulgado em suas redes sociais na última sexta-feira. O emedebista comemora o anúncio feito pelo GDF de pagamento da terceira parcela do reajuste dos servidores do DF. O que chamou a atenção foi que Filippelli não deu o mérito para Ibaneis, governador de seu partido, por quitar uma fatura suspensa desde 2015. Dá a entender que o crédito na conta dos servidores ocorrerá graças a uma decisão judicial. “Aqui em Brasília, temos motivo adicional a comemorar. O Poder Judiciário reconheceu a legalidade do aumento salarial concedido em 2013 na gestão da qual participei e cuja última parcela não foi paga até o presente momento baseando-se em medidas protelatórias”. Filippelli afirma que a “vitória será plena” quando os retroativos forem depositados na conta dos servidores.
Absolvição
A decisão a que Filippelli se refere é a da 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) que manteve a absolvição do ex-governador Agnelo Queiroz (PT), acusado pelo Ministério Público de ato de improbidade administrativa por conceder reajustes sem previsão orçamentária. Assim que saiu a decisão judicial, Agnelo divulgou nota defendendo a quitação da 3ª parcela do reajuste de 35 categorias. Mas o pagamento sempre dependeu de duas coisas: recursos em caixa e vontade política. O que só acontece agora, no governo Ibaneis.
Ele quer
Muita gente tem incentivado o ex-deputado Alberto Fraga a concorrer a um mandato de deputado federal. Mas, a vários interlocutores, ele diz que quer mesmo é ser candidato ao GDF.
Começar de novo…
O petista Agnelo Queiroz planeja concorrer novamente a uma vaga de deputado federal. Como Rodrigo Rollemberg, quer começar onde esteve anos atrás. O ex-governador petista estava inelegível em 2018. Mas aposta que reverterá, segundo integrantes do PT.
Plano B
Morador do Jardim Botânico, o ministro Anderson Torres aceitou convite de Rafael Prudente para participar de evento do MDB direcionado para a região, realizado em São Sebastião. De olho no União Brasil, partido que surge com a fusão do DEM e PSL, Anderson pode pensar em plano B.
Prudente X Parente
Nunca confunda Rafael Prudente com Rafael Parente. Os dois são jovens políticos promissores, filhos de figuras conhecidas na vida pública — Leonardo Prudente e Pedro Parente — e serão candidatos nas próximas eleições. Mas são de grupos opostos e provavelmente estarão em frentes antagônicas em 2022.
Liberado
O ex-secretário de Saúde Francisco Araújo Filho, alvo das Operações Falso Negativo e Ethon, não deve ser indiciado no relatório do senador Renan Calheiros (MDB-AL), na CPI da Covid.
Passaporte de vacinas no DF
Brasília pode ter passaporte sanitário. O deputado distrital Chico Vigilante (PT) apresentou projeto de lei instituindo a comprovação de vacinação contra covid-19 como condição para acesso e permanência no interior de estabelecimentos e locais de uso coletivo, como bares, restaurantes, shows, entre outros ambientes de lazer. Pela proposta, a exigência passaria a valer a partir de 1º de novembro, como medida de caráter excepcional. A imunização poderá ser comprovada pelo cartão de vacinação físico emitido pela Secretaria de Saúde ou pelo certificado digital, emitido pelo SUS.
Enquanto isso… Na sala de Justiça
Na eleição para a presidência da OAB em novembro, vale também uma vaga no Tribunal de Justiça do DF. O grupo vencedor terá forte influência na escolha do desembargador ou desembargadora a tomar posse na vaga de Humberto Ulhôa, que se aposenta em junho, ao completar 75 anos. Embora ele seja oriundo do Ministério Público, a vaga pertence à OAB pela alternância no chamado constitucional.
Mandou bem
Os jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov ganharam o prêmio da Paz de 2021 pelo trabalho em defesa da liberdade de expressão em seus países, Filipinas e Rússia.
Mandou mal
Ao contrário do pai, que não tomará vacina contra covid-19, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) tomou a segunda dose em Brasília, mas furou a fila no posto de saúde.