Festa do Divino: uma tradição religiosa e política

Compartilhe

Por Ana Maria Campos — O fim de semana foi de muita celebração com a participação dos políticos na Festa do Divino, em Planaltina. O evento mostrou a força da tradição religiosa, e também a relação do ex-deputado distrital Claudio Abrantes, atual secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, com Planaltina. Após as celebrações no centro da cidade, Abrantes ofereceu um almoço para mais de 1,2 mil pessoas. Entre elas, o governador Ibaneis Rocha, o presidente do DER, Fauzi Nacfur, os secretários José Humberto Pires, Marcela Passamani e Cristiano Araújo, além do presidente do Tribunal de Contas do DF, Marcio Michel. Abrantes promoveu o almoço na Chácara Nossa Senhora da Abadia, de propriedade de Daniel Marques, ex-deputado e uma liderança em Planaltina.

—-

Promessa cumprida

Neste ano, Claudio Abrantes finaliza promessa feita e iniciada há 10 anos, em nome da saúde do filho Benjamin, fiel companheiro do político. “Sempre me emociono com o que a Graça do Divino me traz, traz sobre minha família, nossa gente, nossas cidades”, concluiu o secretário. Em 2014, Benjamin nasceu prematuro e com dificuldades para mamar. Ficou constatado que ele tinha um problema. Daí surgiu a promessa de que, durante sete anos, Abrantes percorreria toda a Festa do Divino. O bebê logo ficou totalmente curado. Essa foi a sétima caminhada — interrompida pelos anos da pandemia. E o menino segue com saúde.

—-

Mais festejos

O governador Ibaneis Rocha esteve também na casa do diretor-geral do Detran-DF, Takane Nascimento, em Planaltina, onde houve festejos da Festa do Divino.

—-

Madrinha

Com a expectativa de inaugurar a creche em agosto deste ano, a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, convidou a deputada Paula Belmonte (Cidadania) para conferir de perto os avanços nas obras do complexo da primeira infância. Madrinha do empreendimento que ajudou a erguer com recursos de emendas parlamentares, a deputada esteve no local, na sexta-feira.

O complexo engloba o Centro de Educação Primeira Infância (Cepi), que inclui a creche e deve atender a 100 crianças; um Centro de Pesquisa para estudos da faixa etária de zero a seis anos; e a Unidade da Criança e do Adolescente (Uca), no Hospital Universitário. Paula se emocionou com o avanço das obras do complexo, especialmente da creche, tão aguardada. “É emocionante ver o que está sendo preparado para nossas crianças e, mais ainda, saber que pude contribuir”, comentou a distrital com a reitora, durante a visita.

——–

Reconstrução

Na estratégia de recuperar o PSDB-DF, o presidente nacional do partido, Marconi Perillo, tem mantido várias conversas com políticos daqui. Ele tem trabalhado para levar de volta aos quadros da legenda a ex-governadora Maria de Lourdes Abadia e filiar o ministro aposentado do TCU Valmir Campelo. Para a presidência, o nome mais forte sondado por Perillo é o do secretário de Segurança do DF, Sandro Avelar.

——–

Projeto

Sandro Avelar tem a aprovação do governador Ibaneis Rocha (MDB) para se filiar ao PSDB. Ele não pensa em ser candidato, mas disse a amigos que o projeto de ajudar a montar uma boa nominata para 2026 é animador.

——–

Mudança de nome do Parque do Bosque

Um projeto em tramitação na Câmara Legislativa prevê a alteração do Parque Bosque do Sudoeste para Parque Monsenhor Jonas Abib, em homenagem ao religioso e fundador do movimento católico “Renovação Carismática”. Prevista para ser realizada em 19 de junho, às 10h, uma audiência pública vai debater a proposta de autoria do deputado distrital João Cardoso (Avante).

——–

Homenagem

As regras para escolha dos nomes de áreas urbanas e monumentos públicos estão previstas na Lei nº 4.052/2007. É possível homenagear indivíduos, datas, acidentes geográficos e fatos históricos reconhecidos pela população do DF. Mas a legislação determina que essa mudança seja aprovada pela população, consultada mediante audiência pública.

Também, de acordo com a lei, logradouros e monumentos públicos podem receber nomes de pessoas falecidas que se destacaram em algum campo do conhecimento humano, como cultura, educação, artes, política e filantropia.

——–

Fundador da Canção Nova

Nascido em 21 de dezembro de 1936, no interior de São Paulo, Monsenhor Jonas Abib dedicou-se à vida cristã desde a infância, ingressando no seminário salesiano aos 13 anos. Ordenado sacerdote em 1964, o religioso trabalhou com jovens, promovendo encontros e retiros. Em 1978, Abib fundou a Comunidade Canção Nova, um dos maiores sistemas de comunicação para a evangelização católica no mundo.

——–

Prêmio para três mulheres inspiradoras

A jornalista Katia Cubel ofereceu, ontem, um coquetel para a entrega do Prêmio Engenho Mulher a três mulheres inspiradoras: a maestrina Rejane Pacheco de Carvalho, que tem com o Instituto Reciclando Sons um projeto de ensinar música para crianças na Estrutural; a empreendedora social Carmélia Teixeira da Silva Pereira, que mantém uma creche com 60 crianças, a Guerreiros da Alegria; e a subprocuradora Sandra Lia Simon, do Ministério Público do Trabalho, fundadora do Coletivo Transforma MP.

O evento contou com a presença de integrantes do governo do DF, como as secretárias Marcela Passamani (Justiça) e Giselle Ferreira (Mulher); a superintendente regional do Sebrae, Rose Rainha; e a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka. O evento foi realizado no Museu de Arte de Brasília. As vencedoras foram escolhidas, por um júri formado por sete jornalistas, com base no impacto do trabalho realizado pelas mulheres.

talitadesouza

Posts recentes

  • Eixo Capital

STF forma maioria para dar mandato de deputado a Rodrigo Rollemberg

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, ontem, para permitir que os candidatos prejudicados pelas…

5 horas atrás
  • CB.Poder
  • Eixo Capital
  • Notícias

Novidade na Praça dos Três Poderes

Por Ana Maria Campos - Concebida por Oscar Niemeyer, na década de 1960, para funcionar como…

2 dias atrás
  • CB.Poder
  • Notícias

“Vítimas de estupro precisam ter acolhimento diferenciado”, afirma Rodrigo Delmasso, secretário de Família e Juventude do DF

Por Ana Maria Campos - À Queima Roupa com Rodrigo Delmasso, secretário de Família e Juventude…

3 dias atrás
  • CB.Poder
  • Eixo Capital
  • Notícias

Homenagem emocionante para Ana Dubeux

Por Ana Maria Campos - Foi emocionante a solenidade na Câmara Legislativa de concessão do título…

3 dias atrás
  • CB.Poder
  • Eixo Capital
  • GDF

Briga de interesses

Por Ana Maria Campos — O Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico do Plano Piloto…

4 dias atrás
  • CB.Poder
  • Eixo Capital
  • GDF
  • Notícias

Moradores reagem, e mudança de nome do Parque Sudoeste é arquivada

Por Ana Maria Campos - O projeto de lei que previa a modificação da nomenclatura…

5 dias atrás