Por Ana Dubeux –
Fernanda recita Clarice em evento sobre neuroreabilitação
A atriz Fernanda Montenegro, membro do Conselho da Rede Sarah, exibirá seu incomparável talento em um evento científico internacional. A primeira-dama do teatro fará um recital com textos de Clarice Lispector, por ocasião do 25º aniversário da Federação Mundial para Neuroreabilitação — WFNR, na sigla em inglês. O WFNR Regional da América Latina organizou uma conferência virtual, que ocorrerá em 28 e 29 de outubro, com palestrantes de todos os continentes para discutir o desenvolvimento recentes no campo da neuroreabilitação. “Em 2008, o Sarah sediou o 5° Congresso Mundial do WFNR com o mesmo propósito”, explica a neurocientista Lucia Willadino Braga, presidente da Rede Sarah e vice-presidente da WFNR da América Latina. “Decidimos comemorar este marco importante com os nossos colegas ao redor do mundo”, acrescenta.
Segundo Lucia Braga, há um crescimento exponencial do conhecimento e dos avanços tecnológicos em diagnósticos, pesquisas, tratamento e bioengenharia. A neuroreabilitação tem se fortalecido graças ao compartilhamento constante de informações entre profissionais de diferentes áreas. “Todos estão focados, em última instância, na melhoria da qualidade de vida do paciente, restaurando a função e maximizando o potencial do paciente para viver o melhor possível”, conta a cientista da Rede Sarah.
Lucia Braga afirma que o diálogo contínuo entre profissionais e pesquisadores, baseado na experiência e perícia científica, tem permitido a criação e o aprimoramento de diretrizes para melhores práticas e verificação de evidências científicas por meio de ensaios clínicos e estudos multicêntricos. “O WFNR abriu caminhos não apenas para facilitar esse trabalho — mas também para a troca frutífera de informações e experiências”, esclarece. As apresentações durante a conferência ocorrerão com tradução simultânea do inglês para o português.
Tributo à ciência I
A pandemia nos ensina que ciência é vida. Dito isso, voltemos nossos olhares para o 27º Congresso de Iniciação Científica da UnB e o 18º Congresso de Iniciação Científica do DF, que começam amanhã e integram a programação da 21ª Semana Universitária da UnB. São 2.583 trabalhos inscritos, de autoria de 2.650 alunos, de sete instituições de ensino superior do DF e uma de Goiás.
Tributo à ciência II
E para evitar o velho jeitinho brasileiro, a Associação dos Peritos Criminais Federais propôs à Câmara dos Deputados mudanças no projeto de reforma do Código de Processo Penal, que está em tramitação. “Da forma como está, o texto pode colocar a convicção de uma autoridade acima dos métodos científicos de esclarecimento de crimes. Queremos evitar esse erro”, diz o presidente da APCF, Marcos Camargo.
Alerta permanente
O advogado Beto Simonetti, secretário-geral do Conselho Federal da OAB, comemorou a prisão dos policiais militares que agrediram um advogado a socos e chutes em Goiânia. Mas lamentou não ser um caso isolado. “Assim como neste episódio, a OAB continuará cobrando essa punição rigorosa em todas as ocorrências semelhantes. O Estado brasileiro tem que abandonar o hábito de violar a defesa do cidadão e as prerrogativas do advogado”, diz Simonetti, representante da OAB no caso goiano.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…